Apesar do avanço científico conquistado pelo ser humano nos últimos anos, nós ainda temos coisas importantes para aprendermos com a natureza. A maneira como certos bichos conseguem criar coisas muito interessantes com materiais simples é estupendo. A maioria dos animais se contenta em achar um refúgio um pouco mais confortável ou seguro, porém, existem verdadeiros representantes da arquitetura entre os animais, aqueles que constroem casas perfeitamente adaptadas ao seu estilo de vida e suas necessidades de sobrevivência.
Confira 13 exemplos de animais que se destacam por sua capacidade de utilizar elementos simples, como pedaços de madeira, grama e folhas, para criarem seus ninhos.
Tecelão-Social
Nativo da África do Sul, Namíbia e Botswana, o Tecelão-Social, ou Sociable Weaver, tece enormes ninhos feitos de pedaços de madeira e capim, que são capazes de abrigar centenas de pássaros. As câmaras internas mais profundas mantêm uma temperatura mais elevada durante a noite, criando um ambiente mais quente para as aves.
Formigas Tecelãs Australianas
Oriundas da África Central e do Sudeste Asiático, essas formigas constroem seus ninhos juntando folhas, grudando-as com seda de larvas.
Pássaro Pavilhão
O Pássaro Pavilhão macho faz grandes cabanas com galhos de árvores. Uma característica interessante, é que estes pássaros gostam de “enfeitar” seus lares com flores, bagas e outros arranjos para atrair as fêmeas de sua espécie.
Cupim-bússola
Este animal constrói casas de até três metros de altura, que têm temperaturas reguladas. Essas casas são mais ou menos orientadas de acordo com coordenadas norte-sul, por isso o nome de bússola.
Abelhas
Centro de toda a vida das abelhas, as colméias são construídas à base de cera e abrigam os filhotes e o mel produzido.
Formiga Vermelha de Madeira Europeia
Esse tipo de formiga é capaz de carregar materiais até 40 vezes mais pesados que seu próprio corpo. Assim, elas são capazes de transportar plantas, terra e até pedras para construírem grandes montes no chão de florestas.
João de Barro
Exemplo clássico de arquitetura animal, o João de Barro constrói seu ninho com lama e barro. Suas casas são criadas para suportarem chuvas e ataques de predadores.
Pássaros Tecelões
Espertos, estes pássaros costumam construir seus ninhos em palmeiras e acácias espinhosas, onde seus predadores tenham mais dificuldade em alcançá-los.
Vespas
Constituídos por favos de mel internamente, os ninhos das vespas são revertidos por vegetais, lascas de árvores, resinas e outros materiais encontrados na natureza.
Castor
O ninho do castor é um dos mais curiosos da natureza. Com seus dentes, eles transformam galhos de árvores em lascas para construir suas casas dentro d’água.
Japu
Encontrado no México e no Panamá, o japu (Montezuma Oropendola) constrói ninhos pequenos, feitos de grama. Animal coletivo, normalmente vive em colônias de cerca de 30 aves.
Andorinhas
As andorinhas constroem ninhos em locais isolados, utilizando materiais diversos, como lama, restos de vegetais e saliva. Na China, a sopa de ninho de andorinha é uma iguaria comum.
Moscas d’água
As moscas d’água constroem seus casulos temporários dentro dos rios, excretando seda por suas glândulas salivares e coletando materiais resistentes. Vaidosas, elas gostam se envolver em jóias e pedras preciosas.