No Brasil é possível encontrar cinco espécies de tartarugas marinhas, das sete existentes no mundo. Porém, todas elas são consideradas vulneráveis pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), sendo que duas das tartarugas marinhas brasileiras estão em risco de extinção.

Segundo o Projeto Tamar, as as tartarugas marinhas existem há mais de 150 milhões de anos. Elas vivem em águas tropicais e no Brasil são encontradas com frequência em Recife, Pernambuco. Uma fêmea pode botar ovos de quatro a seis vezes por temporada. De acordo com estimativas, dos 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta.

Conheça abaixo cada uma das espécies de tartarugas marinhas do Brasil:

Tartaruga Cabeçuda ou Mestiça

Nome científico: Caretta caretta

Características: Esta espécie pode chegar até 136 cm de comprimento e seu peso varia de 100 a 180 kg. A Tartaruga Cabeçuda recebe esse nome devido ao tamanho de sua cabeça e por sua uma mandíbula extremamente forte. Sua população estimada é de 60 mil fêmeas em idade reprodutiva. As principais áreas de desova da Tartaruga Cabeçuda no Brasil são no norte da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Sergipe.

© Depositphotos.com / EDashkova Tartaruga Cabeçuda.

Tartaruga Verde ou Aruanã

Nome científico: Chelonia mydas

Características: A Tartaruga Verde pode chegar até 143 cm de comprimento e pesa por volta de 200 kg. Seu habitat é em águas costeiras com muita vegetação e são raramente vistas em alto-mar. A população estimada é de 203 mil fêmeas em idade reprodutiva. As desovas acontecem principalmente na Ilha da Trindade (ES), no Atol das Rocas (RN) e em Fernando de Noronha (PE).

© Depositphotos.com / lilithlita Tartaruga Verde.

Tartaruga de Pente ou Legítima

Nome científico: Dermochelys coriácea

Características: a Tartaruga de Pente é apontada pela IUCN como a espécie que está em situação mais arriscada de extinção. As principais causas disso são a exploração de seus ovos nas praias, as perdas e a degradação de seu habitat, a captura e o fato de ficarem presas em redes de pesca. Seu comprimento pode chegar até 114 cm e pode pesar até 150 kg. A desova é mais comum no litoral norte da Bahia e Sergipe e no litoral sul do Rio Grande do Norte.

© Depositphotos.com / d.images Tartaruga de Pente.

Tartaruga de Couro ou Gigante

Nome científico: Eretmochelys imbricata

Características: A Tartaruga de Couro é a maior de todas as espécies e também corre risco de extinção. No Brasil já foram registrados animais com até 182 cm de comprimento. Seu peso pode chegar até 700 kg. A população estimada é de 34 mil fêmeas em idade reprodutiva e suas desovas regulares ocorrem no litoral norte do Espírito Santo.

© Depositphotos.com / GoodOlga Tartaruga de Couro.

Tartaruga Oliva

Nome científico: Lepidochelys olivacea

Características: A Tartaruga Oliva é a menor das espécies encontradas no Brasil. Seu comprimento pode chegar até 82 cm e pesar em média 40 kg. A população estimada mundialmente é de 800 mil fêmeas em idade reprodutiva. A área de desova está localizada entre o litoral sul do estado de Alagoas e o litoral norte da Bahia.

wikipedia Tartaruga oliva.