A Amazônia se destaca por abrigar a maior bacia hidrográfica do planeta em volume e extensão, além de ser a maior floresta tropical do mundo e o maior bioma brasileiro. Mesmo que grande parte de seu território esteja no Brasil, outros países da América do Sul tem o privilégio de usufruir de suas riquezas, são eles: Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Com tamanha grandiosidade, é natural que a Amazônia detenha uma poderosa biodiversidade de espécies de animais e plantas. Entre mamíferos, peixes, pássaros, répteis, anfíbios e insetos, é possível destacar especialmente uma enorme quantidade de espécies endêmicas.
O que são espécies endêmicas?
São consideradas espécies endêmicas aqueles animais e vegetais que são encontrados em determinada região geográfica e não conseguem se desenvolver fora daquele ambiente. Exclusivas do local, elas geralmente são originadas de uma espécie comum a outras regiões, mas vão ganhando características únicas e que se adaptam melhor ao local onde definiram como seu habitat.
A Amazônia é a região que acumula o maior número de espécies endêmicas do planeta. Por possuir características distintas de clima, solo e água, o local desenvolveu espécies que só sobrevivem ali e não são encontradas em nenhum outro lugar. Apesar de parte da floresta estar devastada, ela ainda abriga mais de 20 mil espécies de plantas, sendo que mais de 8 mil são endêmicas — incluindo 60% de suas árvores.
Os números elevados se estendem à fauna: cerca de 40% dos mamíferos são endêmicos, sendo 15% compostos por primatas. Há ainda 183 tipos de anfíbios considerados endêmicos, além de 160 tipos de aves.
A caça e pesca predatória são responsáveis pela extinção de muitos desses animais endêmicos, mas é a devastação da floresta o seu principal causador. Isso significa que, quanto maior o espaço devastado, menos são as chances de sobrevivência de animais e plantas que só vivem naquela região, já que eles não conseguem se adaptar a outro tipo de ambiente.
Quais são as espécies endêmicas da Amazônia?
A diversidade de espécies endêmicas da Amazônia é tão grande que muitas ainda sequer foram descobertas, principalmente no que diz respeito às plantas e insetos. Veja abaixo uma lista das principais espécies endêmicas da região:
- Anta (Tapirus terrestris);
- Arara Vermelha (Ara chloropterus);
- Ariranha (Pteronura brasiliensis);
- Boto cor-de-rosa (Inia geoffrensis);
- Coró-coró (Mesembrinis cayennensis);
- Garça-real (Pilherodius pileatus);
- Gavião-real (Harpia harpyja);
- Jacaré-açu (Melanosuchus niger);
- Jacaretinga (Caiman crocodilus);
- Jararaca-Cinza (Bothropss taeniata);
- Macaco-aranha-de-cara-branca (Ateles marginatus);
- Mariposa-atlas (Attacus atlas);
- Onça-pintada (Panthera onça);
- Pavãozinho do Pará (Eurypyga helias);
- Peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis);
- Sucuri-verde (Eunectes murinus);
- Suçuarana (Puma concolor);
- Surucucu (Lachesis muta).