Os amantes da natureza com certeza irão ficar deslumbrados com a beleza de Hang Son Doong, a maior caverna do mundo. A caverna fica na região central do Vietnã dentro do Parque Nacional Phong Nha-Ké Bàng.
Descoberta por um nativo em 1991, a caverna foi somente conhecida por cientistas exploradores britânicos em 2009, quando ganhou o conhecimento público. O primeiro passeio turístico aconteceu no começo de agosto de 2013 e custou US$ 3.000,00 para cada um dos seis membros do grupo. A expedição durou uma semana inteira e novas expedições voltarão a acontecer no futuro. Acredita-se que em 2014, 220 licenças serão distribuídas para turistas.
É incrível pensar que o local ainda está intacto nos dias de hoje. Escondida dentro da densa mata da região, são mais de 200 metros de largura, 150 metros de altura e cerca de 9 km de comprimento, duas vezes maior que a segunda colocada (a Deer, localizada na Malásia). Para se ter uma ideia, prédios de até 40 andares poderiam caber dentro dela!
O local é formado por gigantes estalactites e abriga uma selva com inúmeras plantas, animais e até cascatas. A caverna foi formada entre 2 e 5 milhões de anos atrás pelo desabamento do “teto” de um rio subterrâneo, um processo de erosão. Esse processo de erosão esculpiu formatos incríveis por toda a caverna.
A Hang Son Doong demorou anos para ser mapeada por possuir pontos de difícil acesso e com muitos desníveis, sendo necessárias habilidades como escalada e rapel para explorar algumas áreas. A primeira expedição conseguiu percorrer “apenas” 5 km, quando foi impedida de prosseguir por conta de uma barreira de calcita, que recebeu o nome de A Grande Muralha do Vietnã. Apenas um ano após, em 2010, a expedição voltou para escalar a parede e continuar explorando a imensa caverna.
O nome é uma tradução para “Caverna do Rio da Montanha”, devido a sua formação pelo rio que passa por dentro da região montanhosa de Annamite. A região do parque possui uma rede de mais de 150 cavernas.