O mundo dos motociclistas é um mundo de camaradagem e solidariedade. Desde que comecei a viagem tenho dormido em, pelos menos, 10 casas de motociclistas que fui conhecendo pela internet e nas redes sociais. Além de receber um local para descanso, os motociclistas também apresentaram a mim os encantos das suas cidades.
E na Chapada Guimarães não foi diferente. Apesar da chuva, alguns motociclistas de Cuiabá subiram para jantar comigo e me contar as dicas de passeios do local. Por sorte, quando comentei sobre meu azar em Bonito, me falaram de Nobres e Bom Jardim, dois lugares cheios de nascentes e cachoeiras e que ficava apenas 200 km de distância da Chapada. Novamente a sorte sorria para mim!
Uma única estrada até Bom Jardim
Chegamos na vila de Bom Jardim pela única estrada asfaltada que existe. Acampamos no jardim de uma pousada e logo fomos conhecer a Lagoa das Araras. No por do sol, as araras regressam aos seus ninhos nas palmeiras, que crescem nesta lagoa. O espetáculo é grandioso e estrondoso! Lindas araras, de todas as cores, voando e cantando.
Existem apenas três pousadas em Bom Jardim e elas oferecem os mesmos passeios, embora os preços sejam diferentes. A senhora da pousada nos recomendou a flutuação na Lagoa Azul, o passeio mais conhecido de Bom Jardim, que ficava cerca de 10 km de distância pela estrada de terra. O caminho consiste em uma pequena trilha pelo cerrado até a lagoa de águas cristalinas, onde se pode observar duas nascentes e centenas de peixes. A água da lagoa é completamente transparente! Minha sorte foi ter levado uma câmera aquática.
Aqui vão algumas dicas para os afortunados que possam visitar Nobres e Bom Jardim:
• Reservem pelos menos dois dias em cada cidade. A distância entre elas é de 60 km de estrada de terra batida, muito fácil de percorrer em qualquer veículo.
• Levar uma roupa de neoprene fino, como aqueles que usam os surfistas, pois a água é fria (apesar de que os guias insistem dizer que a água é um pouco quente).
• Bom Jardim é uma joia pouco conhecida por enquanto, mas está se tornando cada vez mais famosa. As pousadas da região já estão ampliando suas instalações.
• Os preços dos passeios são muito baratos comparados com Bonito.
Na próxima semana continuaremos pelo Mato Grosso a caminho do Pantanal, passando pela periculosidade da estrada Transpantaneira.