Em tempos de crise no abastecimento de água, que afeta principalmente a região sudeste do Brasil, a preocupação em economizar esse recurso amplia. Porém, algumas práticas devem ser adotadas constantemente para que virem hábitos e assim cooperar mais com o meio ambiente.
Uma dica simples é reutilizar a água da máquina de lavar roupa para limpar o quintal, lavar carros ou até mesmo nas descargas de vasos sanitários. A água da chuva também pode ser utilizada para essas situações. Para isso, basta recolher e armazená-la em baldes, bacias, tanques ou cisternas.
Por falar em descarga, ela é uma das principais responsáveis pelo desperdício de água nos domicílios. Um jeito de minimizar as perdas de água é trocar o modelo tradicional pelas descargas de caixa acoplada. Com opção de 3 e 6 litros, ela apresenta dois botões diferentes que limitam a quantidade de água usada a cada descarga. Sendo que o botão menor utiliza menos água e o botão maior utiliza mais água.
Além disso, outra dica básica é diminuir o tempo de banho e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Na hora de molhar as plantas, utilize um regador ao invés da mangueira. Isso evita cerca de 40 a 50% do desperdício, além de redução no valor da conta de água. Também é importante sempre verificar se não há vazamentos na residência.
Vale lembrar que a água de chuva ou reaproveitada de máquina de lavar não deve ser utilizada para beber ou cozinhar, pois não passa pelo processo necessário que a torna potável, logo é prejudicial à saúde, podendo trazer doenças ou problemas de alergias nas peles.