Diante do colapso hídrico registrado em diversas regiões do país, a busca por soluções que mitiguem os problemas e garantam o acesso, ainda que reduzido, à água tem avançado cada vez mais.
Dentre as iniciativas, as mais comuns são o reaproveitamento da água da máquina de lavar ou do chuveiro para atividades domésticas e a captação da água da chuva, também para esses fins.
Pensando nisso, uma empresa especializada em soluções para tratamento de água criou o ChoveChuva, um filtro que é capaz de limpar a água, removendo os resíduos maiores, como folhas, e tratá-la com cloro.
A tecnologia desenvolvida pela Hidrologia surgiu a partir da necessidade identificada em escolas públicas de Belo Horizonte, em Minas Gerais e já é comercializado online no site da empresa por R$ 788. De acordo com os criadores, o produto tem como diferencial o fato de não precisar ser conectado a fontes de energia.
Como funciona?
Para garantir a limpeza da água, o dispositivo está conectado à calha da residência, permitindo que a água da chuva escoe direto para o captador, e conta com quatro etapas de filtragem:
Primeira fase: consiste em uma caixa separadora de folhas, que separa o material grosso.
Segunda fase: após a separação, a água segue para um compartimento onde estão dispostas pedras de calcário, responsáveis por regular os níveis de acidez.
Terceira fase: nesta etapa ocorre a adição do cloro à água para desinfetar e eliminar os micro-organismos, conforme norma do Ministério da Saúde.
Quarta (e última) fase: já a fase final consiste na filtragem, onde são retirados os materiais em suspensão.
Após o processo de filtragem, a água pode ser aproveitada em banheiros para descarga, lavagem de mão, limpeza de quintal, lavagem de roupa, entre outras coisas. Estima-se que, mesmo com todas as etapas, a perda é de apenas 30%, levando em consideração que o reservatório final não terá mais nenhum tipo de resíduo.