Com o nome cientifico de Xiphias gladius, o peixe-espada é uma espécie de grandes dimensões e barbatanas espinhosas que habita os mares tropicais, entre os 200 e os 800 metros de profundidade, podendo ascender de noite à superfície.
Também conhecido como imperador, o peixe espada pesa em média 115 kg, sendo sua alimentação baseada em grandes moluscos e outros peixes. São animais agressivos e perseguem grupos de cavalas e de agulhas.
A principal característica física desse animal é a fusão e prolongação dos ossos que formam a sua mandíbula superior, o que dá a aparência de uma espada. Além disso, os peixes-espada adultos não têm dentes e quando a fêmea dá a luz, nascem cerca de 50 até 100 filhotes.
A diferença dos gêneros se dá pela cauda, enquanto a espada fêmea tem a cauda assemelhando-se a um leque, o macho a possui em forma de espada.
Outra curiosidade sobre o peixe-espada defendida por alguns cientistas é a mudança de sexo. Para alguns, é uma teoria enganosa, porém, uma parte da ciência defende o fenômeno da fêmea mudar de sexo, ao desenvolver uma mutação na cauda após o ovário não mais funcionar. Desta forma, a cauda da fêmea em forma de leque se transforma na espada masculina.