O Brasil tem três tipos de relevo: planícies, planaltos e depressões. As formações do relevo brasileiro colocam nosso país entre os mais belos do mundo, com paisagens estonteantes que vão dos cânions, chapadas e paredões de rocha às praias exuberantes, passando por montanhas, grutas e planícies imensas.
Veja algumas das paisagens exuberantes formadas pelo relevo brasileiro:
Vale da Lua (Goiás)
Situado no na Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua é formado por pequenas crateras e rochas salientes cavadas nas pedras pelas águas transparentes do rio São Miguel durante centenas de anos. O local fica na cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO).
Serra da Capivara (Piauí)
A Serra da Capivara tem mais de 700 sítios arqueológicos com pinturas rupestres e peças de cerâmica, além de esqueletos humanos. Suas belas formações rochosas, como a Pedra Furada, foram formadas ao longo de milhares de anos.
Cânion do Xingó (Sergipe)
Um vale de 65 km de extensão, cercado de granito avermelhado e cheio de pinturas rupestres. O Cânion do Xingó surgiu após o represamento do Rio São Francisco para a construção da Hidrelétrica do Xingó. A paisagem encantadora é fruto de milhões de anos de erosão e modificações do relevo brasileiro.
Gruta Azul (Mato Grosso do Sul)
A Gruta Azul é uma impressionante caverna de Bonito (MS), com numerosas estalactites e formações geológicas. Após uma descida de 100 metros encontra-se um visual estonteante com um lago subterrâneo de águas azuis.
Praia de Barreiras (Alagoas)
No litoral sul de Alagoas, a Praia de Barreiras tem areias finas pontuadas por coqueirais, com um visual privilegiado sobre o Atlântico. A praia fica no encontro do mar com o Rio Coruripe e tem vista para o Morro das Sibirinas. É uma excelente amostra das diferentes formações do relevo nacional.
Delta do Parnaíba (Maranhão / Piauí)
O Delta é um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, uma planície que envolve 73 ilhas fluviais, dunas e mangues. Um lugar paradisíaco e rodeado de belezas naturais.
Chapada Diamantina (Bahia)
Uma região de serras situada bem no meio do estado, por onde correm regatos e cachoeiras exuberantes e se erguem imensas rochas com a superfície plana. A Chapada Diamantina é um dos cartões postais dos planaltos brasileiros.
Pantanal (Mato Grosso)
Rico em flora, fauna e uma das mais exuberantes paisagens do Brasil, o Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo. Está situado sobre uma das maiores depressões brasileiras, cuja altitude não ultrapassa os 100 metros em relação ao nível do mar.
Semiárido Nordestino
Corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente típica vegetação de caatinga em diversos pontos, o semiárido nordestino possui uma paisagem sem igual, marcada pela terra vermelha e o solo extremamente seco.