Ele é pequeno, fofinho e tem as orelhas pontudas. Sua peculiar aparência lembra um bichinho de pelúcia e serviu de inspiração para a criação do famoso personagem do desenho Pokémon, o Pikachu.
Conhecido como Pika-de-lli, o animal foi avistado pela primeira vez em 1983 na região da cordilheira de Tian Shan, na China e, desde então, visto em raras ocasiões nesta área. Estima-se que existam menos de mil exemplares da espécie, que corre o risco de extinção.
O animal foi avistado e fotografado pela última vez em 2014 pelo mesmo cientista que o descobriu, Weidong Li, do Instituto de Ecologia e Geografia Xinjiang. A história do raro bichinho das montanhas e seu descobridor foi publicada na edição de março da revista “National Geographic China”.
O desaparecimento da espécie deve-se à diminuição das áreas de pastagem, reduzidas em 71% por fatores como mudanças climáticas e ação humana. “Os pikas-de-lli agora estão isolados no alto da montanha porque seu habitat está fragmentado”, explica Weidong.
O exemplar típico da espécie mede cerca de 20 cm, tem pelo acinzentado com manchas marrons e vive em buracos, em condições de frio extremo.