Para promover a redução da quantidade de resíduos sólidos e emissão de GEE (gases de efeito estufa), dentre outras melhorias para a natureza e principalmente para os moradores de uma cidade, o Grupo de Grandes Cidades com Liderança Climática (C40) – rede composta por 63 grandes cidades dos cinco continentes preocupadas com a mudança climática e os impactos locais e globais – e a Siemens, empresa alemã de eficiência energética, lançaram juntas a 2ª edição do Prêmio de Liderança Climática de Cidades. As cidades que querem concorrer ao prêmio devem efetuar as inscrições até 31 de março.
A edição de 2014 visa reconhecer os projetos urbanos com impactos satisfatórios na natureza, como também programas de alto desenvolvimento executados apesar das dificuldades econômicas. A premiação das cidades vencedoras ocorrerá em setembro, no The Crystal, centro de pesquisas da Siemens sobre sustentabilidade e desenvolvimento urbano, em Londres.
Ao todo, os projetos podem ser inscritos em 10 categorias, sendo cinco destinadas especificamente às cidades pertencentes ao C40: Gestão de Resíduos Sólidos, Medição de Carbono e Planejamento, Transporte Público, Finanças e Desenvolvimento Econômico. Complementam a lista as categorias de Energia Verde, Infraestrutura de Cidade Inteligente, Adaptação e Resiliência, Energia Eficiente de Ambiente Construído e Qualidade do Ar.
Este ano aproximadamente 140 das principais cidades do mundo irão participar – tanto municípios do C40, como pertencentes ao projeto de pesquisa da Siemens e da Economist Intelligence Unit podem se candidatar. Programas e outras iniciativas também são indicadas por organizações especialistas em desenvolvimento urbano e clima. Os projetos apresentados pelas cidades candidatas devem estar em atividade há dois anos.
Segundo disse Roland Busch, executivo-chefe do setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens, “lançamos o primeiro Prêmio de Liderança Climática de Cidades com grande impacto alguns meses atrás. Para a edição atual, estamos buscando novamente as pérolas dos projetos urbanos sustentáveis ao redor do mundo. Queremos que esses projetos pioneiros sirvam de exemplo para outras cidades”.
A primeira edição do prêmio, realizada em 2013, elencou dez cidades de diversas partes do mundo pelo bom desempenho em sustentabilidade urbana e liderança na luta contra as consequências da mudança climática; uma cidade adicional recebeu o “Prêmio Escolha do Cidadão” – uma campanha em mídias digitais que pedia ao público para votar em seu projeto favorito, dentre os indicados. Os prêmios deram reconhecimento a cidades cujo desempenho na ação climática servirá de plataforma para que outras cidades aprendam e se beneficiem dele.
Para saber mais sobre a qualificação, categorias e critérios do Prêmio, acesse a página do evento.