O príncipe William da Grã-Bretanha anunciou recentemente o lançamento do Prêmio Earthshot, que oferecerá 5 milhões de libras para as boas ideias ambientais
Assim como ocorre com o Prêmio Nobel, o Prêmio Earthshot oferecerá a partir de 2021 cinco prêmios de 1 milhão de libras, anualmente, durante os próximos 10 anos, com o objetivo de apoiar 50 soluções para os maiores problemas ambientais do mundo.
O Prêmio está centrado em cinco ‘Earthshots’ – que são os objetivos que devem ser alcançados até 2030, com o intuito de melhorar a vida de todos nós, para esta e as próximas gerações.
As cinco categorias são: “Proteger e restaurar a natureza”; “Limpar o ar que respiramos”; “Recuperar os oceanos”; “Construir um mundo sem resíduos” e “Melhorar o clima”.
Cada Earthshot é sustentado por metas científicas, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e outras medidas reconhecidas internacionalmente para ajudar o nosso planeta.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa física, equipe ou parcerias, entre cientistas, ativistas, economistas, governos, líderes empresariais e até mesmo cidades ou países, podem concorrer ao prêmio.
Cada vencedor receberá um aporte de um milhão de libras destinado a apoiar projetos ambientais e de preservação contemplados, além de se beneficiar de grande visibilidade e apoio à implementação em grande escala de sua solução.
O conselho do prêmio é formado por uma equipe global de personalidades influentes, de diversos setores da sociedade, todos comprometidos em promover ações positivas na área ambiental. Integram hoje o conselho, ao lado de príncipe William e Sir David Attenborough – naturalista britânico:
- Sua Majestade, a rainha Rania Al Abdullah (Jordânia);
- Cate Blanchett – atriz, cineasta e ativista humanitária (Austrália);
- Christiana Figueres – Ex-chefe do clima na ONU, responsável pelo histórico Acordo de Paris (Costa Rica);
- Daniel Alves – jogador de futebol (Brasil);
- Sir David Attenborough – apresentador de televisão, escritor e naturalista (Reino Unido);
- Hindou Oumarou Ibrahim – ambientalista (Chade);
- Indra Nooyi – executiva, ex-presidente e CEO da PepsiCo (EUA e Índia);
- Jack Ma – filantropo, empresário e embaixador do UNSDG (China);
- Naoko Yamazaki – ex-astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (Japão);
- Ngozi Okonjo-Iweala – economista e especialista em desenvolvimento internacional (Nigéria);
- Shakira – cantora e filantropa (Colômbia);
- Yao Ming – membro do Hall da Fama do basquete e ambientalista (China).
Confira o vídeo de lançamento do Prêmio: