Quando fazemos essa pergunta, temos como resposta mais comum o Guepardo, e sua corrida de 115 km/h. Mas, na verdade, o falcão-peregrino é muito mais rápido, podendo atingir impressionantes 320 quilômetros por hora em um único voo.
Por isso é sempre muito importante qualificar os animais entre terrestres, voadores e aquáticos. Neste sentido, em ordem de velocidade, temos como campeões:
- (Terrestre) Guepardo – 115 km/h
- (Voador) Falcão peregrino – 320 km/h
- (Aquático) Peixe-agulhão – 110 km/h.
Ave de rapina super veloz, o falcão-peregrino pode ter entre 38 e 53 cm de comprimento, pesar cerca de 1,5 kg e ter uma envergadura de quase 2m. As fêmeas tendem a ser ainda maiores.
Comumente encontrado no Canadá e nos Estados Unidos, ele visita o Brasil principalmente em períodos migratórios e já foi visto em São Paulo se alimentando de outras aves, como pombos. Ao encontrar sua presa, o falcão-peregrino costuma derrubá-la com suas garras, matando-a com seu bico.
Amante de grandes penhascos, a espécie se reproduz somente uma vez por ano, não faz ninho e deposita de três a quatro ovos diretamente sobre o solo do rochedo.