Preservar as características de determinados ecossistemas e buscar soluções que mitiguem problemas como o desmatamento de florestas tropicais, a desertificação e a poluição atmosférica, dentre outros, tornou-se uma necessidade permanente para a sobrevivência de paraísos ecológicos. A Reserva da Biosfera é um instrumento de conservação que atua em consonância com essas premissas: destaca o conhecimento, os valores humanos entre as populações e o meio ambiente, e o uso sustentável dos recursos naturais.
As reservas da biosfera foram criadas em 1972 pela UNESCO, com base no programa O Homem e a Biosfera, em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e agências internacionais de desenvolvimento. Elas estão espalhadas por 110 países e protegem biomas de inestimável valor. A primeira a ser criada no Brasil foi em 1992, com o objetivo de salvar os remanescentes de Mata Atlântica. Conheça abaixo alguns desses patrimônios da humanidade:
Pantanal (Brasil)
Com uma biodiversidade riquíssima, é considerada a maior área úmida continental do planeta. Estende-se pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai. Segundo a ONG WWF-Brasil, já foram identificadas no Pantanal pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. O bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000. O país possui ainda outras cinco Reservas da Biofera: Mata Atlântica, incluindo o Cinturão Verde; Amazônia; Cerrado; Caatinga e Espinhaço.
Ilhas Galápagos (Equador)
Formada por 13 ilhas vulcânicas, a cerca de mil quilômetros da costa do Equador, tem praias de encher os olhos e espécies animais e vegetais que não são vistas em nenhum outro lugar do mundo – chamadas de espécies endêmicas. O lugar tem a segunda maior reserva marítima do mundo e inspirou um dos cientistas mais importantes do mundo, Charles Darwin, a escrever o a Teoria da Evolução. Foi nomeada Patrimônio da Humanidade em 1979 e Reserva da Biosfera em 1985.
Menorca (Espanha)
Menorca pertence às Ilhas Baleares, tem uma rica paisagem rural tradicional, praias selvagens e uma diversidade do Mar Mediterrâneo singular, algumas espécies estão, inclusive, ameaçadas de extinção. Foi declarada Reserva da Biosfera 1993.