A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lançou neste mês em São Paulo a versão nacional do programa Every Can Counts. Com isso, a iniciativa, que até então existia em 19 países europeus, tornou-se uma campanha global.
O Cada Lata Conta, nome de batismo por aqui, desenvolveu um conjunto de ações de educação ambiental e mudança de comportamento no Parque Villa-Lobos a partir do case de sucesso de reciclagem das latinhas de alumínio para bebidas. Estruturas metálicas e painéis foram instalados no parque e diversos promotores circularam junto ao público, estimado em 20 mil pessoas, para explicar os benefícios e a importância da reciclagem das latas. Todas as latas coletadas durante o evento foram levadas para a Coopercaps, uma das principais cooperativas de reciclagem de São Paulo.
Quem visitou o parque pôde conhecer as últimas novidades. O Cada Lata Conta agora tem um site e canais de redes sociais em língua portuguesa e aborda a importância da economia circular para o futuro sustentável do nosso planeta. As pessoas também puderam observar painéis de arte produzidos com cerca de 30 mil latas de alumínio reciclado grafitadas por Ricardo Kaur, além de muitas outras atrações.
Segundo o Presidente Executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, o evento foi o primeiro de muitos outros que virão para o Brasil. Essas campanhas com foco no consumidor ainda são inéditas por aqui.
“Na verdade, o programa Cada Lata Conta/Every Can Counts valoriza as ações individuais, principalmente junto à nova geração de consumidores. O Brasil já tem um dos maiores índices de reciclagem do mundo: sempre acima de 95%, com o compromisso de manter esse nível de reciclagem. “Queremos mostrar aos brasileiros um exemplo real de economia circular de forma alegre, leve e divertida”, explica Cândido.
O movimento “Every Can Counts”
Estabelecida em 2009 no Reino Unido, a iniciativa é considerada o principal programa de promoção da reciclagem de latas de bebidas em toda a Europa. Seu objetivo é inspirar a todos a fazer a diferença, reciclando suas latas de bebidas onde quer que estejam. Isso pode ser no trabalho, em casa ou em qualquer lugar, de parques, shows e eventos esportivos a escolas e universidades.
O Brasil é o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio e, agora, se torna o primeiro país fora da Europa a aderir a essa inspiradora iniciativa. Com uma taxa de reciclagem de mais de 95% para latas de alumínio, com certeza seremos um importante parceiro da crescente comunidade do Every Can Counts. A gente espera que, como isso, cada um de nós possa contribuir e ajudar a promover a conscientização sobre os benefícios sustentáveis do uso do alumínio como embalagem de bebidas!
Fontes: Recicla Sampa | Abralatas