Fãs do Coldplay, preparem-se! O grupo britânico anunciou mais uma turnê mundial começando a partir de março, na Costa Rica, e com uma promessa bem especial.
Conscientes de que o planeta enfrenta uma crise climática, a banda passou os últimos anos consultando especialistas em meio ambiente para que a próxima sequência de shows possa ser a mais ambientalmente correta possível.
Sonzeira consciente
Assim, a turnê Music Of The Spheres promete ser a mais sustentável e com baixo teor de carbono possível. As medidas incluem o corte de emissões diretas em 50% em comparação com a última turnê da banda em 2016 e 2017, usando energia 100% renovável com instalações solares em todos os locais.
Os concertos usarão eletricidade de baterias alimentadas por ventoinhas, por óleo de cozinha reciclado de restaurantes locais e por uma pista de dança que gerará energia quando os fãs pularem para cima e para baixo.
O palco será construído com uma combinação de materiais leves, com baixo teor de carbono e reutilizáveis, como bambu e aço reciclado, que podem ser adequadamente reutilizados ou reciclados no final do espetáculo.
Incluindo os fãs no rock sustentável
Para cada ingresso vendido, uma árvore será plantada. Os fãs que se comprometerem a utilizarem transporte público para curtirem os shows serão recompensados com descontos para consumo local e as pulseiras de LED usadas por eles serão feitas de materiais 100% compostáveis à base de plantas. Após os shows, essas pulseiras serão coletadas, esterilizadas e recarregadas para interagirem os espectadores dos shows seguintes. Não haverá cobrança de água potável, a fim de eliminar o desperdício desnecessário de garrafas plásticas descartáveis - os fãs poderão simplesmente trazer seus próprios copos e garrafas para reabastecer.
Turnê verde começa antes do show
Os cantores prometem minimizar as viagens aéreas sempre que possível, usar combustível de aviação sustentável e veículos elétricos como transporte terrestre. Eles também utilizarão artigos de plástico vegetal e bambu, comerão alimentos vegetais de origem local e vão encorajar o público a baixar um aplicativo de transporte que apontará as rotas de deslocamento com menos emissões de carbono. 10% de toda a receita da turnê será doada para organizações de mudança climática.
À medida que aumenta a consciência sobre a emergência climática, mais músicos e artistas passaram a incorporar ações em benefício do planeta. O Coldplay está dando um passo adiante e a indústria está atenta para ver quais soluções eles apresentam.
A turnê chega ao Brasil só no dia 10 de setembro, para o Rock in Rio.
Foto da capa: Instagram
Fontes: Music Of The Spheres | New York Post | NME | BBC | Green Queen