A capital de São Paulo se prepara para a segunda edição da Semana Internacional de Conscientização sobre Compostagem. O evento, que ocorre entre os dias 1 e 7 de maio, vai oferecer, gratuitamente, aos paulistanos uma experiência em coleta e orientação sobre o destino correto de resíduos orgânicos, em diferentes pontos da cidade.
Segundo informações da Prefeitura, são mais de 20 mil toneladas de resíduos enviados todos os dias para dois aterros sanitários. Desse total, 60% poderiam ser compostados (lixo residencial, restos de feiras, podas de árvores, entulho etc). Apenas os resíduos domiciliares coletados somam quase 10 mil toneladas por dia.
E esse evento nos traz a oportunidade de nos conscientizarmos sobre essa questão. Qualquer pessoa pode participar e contribuir com o evento.
Os interessados em contribuir com a destinação correta dos resíduos devem preencher um formulário para receber sacolas compostáveis e fazer a entrega do lixo em um dos pontos de sua escolha. A inscrição pode ser realizada até dia 24 de abril e os detalhes do evento, bem como os pontos de entrega, podem ser conferidos no site semanadacompostagem.com.br.
Essa ação será promovida simultaneamente em cidades dos Estados Unidos, Canadá e Itália. Eu bati um papo com o Ian McKee, que é referência internacional em zero waste, e ele nos falou sobre o atual cenário da compostagem no Brasil e também nos deu mais detalhes sobre o evento, nesta entrevista que você ouve agora.