Infelizmente, as grandes cidades brasileiras têm dificuldades em fazer a manutenção de árvores em espaços públicos. No entanto, embora o cultivo e o cuidado com as plantas vivas sejam de extrema importância, um projeto em São Paulo tenta remediar a situação e reaproveitar os troncos mortos fazendo bancos públicos com eles.
O programa municipal “Mobiliário Ecológico” foi lançado no dia 25 de fevereiro e já conta com seu primeiro banco instalado no Largo da Batata, em Pinheiros. O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e das subprefeituras.
Para viabilizar a construção, o projeto conta com o designer Hugo França que assina a primeira obra. Com essa iniciativa, a prefeitura recicla os derivados das árvores caídas e evita o desperdício de madeira que pode ser reutilizado em obras públicas importantes para a população.
O programa consegue também transformar os espaços públicos em ambientes agradáveis e aptos à convivência, além de estimular a difusão de conceitos ecológicos e artísticos. Em entrevista para o site, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Wanderley Meira, afirma que “sensibilizar o cidadão para a importância do processo de reciclagem é também um dos objetivos do projeto’’.