Criadas há alguns anos com o objetivo de tornar mais prático o modo como as pessoas fazem café, as cápsulas da bebida surgiram até como uma alternativa boa para empresas e outros ambientes coletivos. Entretanto, com o tempo, descobriu-se que aquilo que era para ser uma solução para facilitar a rotina de muita gente na verdade estava contribuindo para a poluição do planeta, lançando pequenos resíduos do produto no ar.
Aos poucos, muitas cidades ao redor do mundo proibiram sua comercialização, fazendo com que as marcas do setor repensassem a fórmula das cápsulas de café. Para resolver o problema, a empresa canadense Club Coffee apresentou um novo produto que atende às necessidades do mercado e, o mais importante, não agride o meio ambiente como os modelos antigos.
De acordo com os canadenses, as cápsulas “PurPod 100” são as primeiras no mundo que podem ser consideradas biodegradáveis. Uma das principais características das novas cápsulas biodegradáveis é a capacidade do material em preservar nutrientes que podem auxiliar o desenvolvimento de plantas, quando as embalagens são usadas como adubo.
A empresa explica que a matéria-prima usada nas PurPod 100 é diferente das cápsulas comuns, porque não utiliza o plástico ou alumínio, mas sim resíduos do próprio café para fabricação da embalagem. A Club Coffe confirma ainda que o novo produto leva cerca de 84 dias até que o material se decomponha por completo no solo durante a compostagem.
Confira abaixo o vídeo de apresentação da PurPod 100: