O lixo tecnológico, ou lixo eletrônico, é formado por resíduos de objetos e aparelhos eletrônicos. Seus componentes possuem ligas metálicas e compostos químicos que são prejudiciais tanto ao meio ambiente, quanto para a saúde humana.
Por isso o seu descarte deve ser feito corretamente. Se descartado junto ao lixo comum, essas peças irão para lixões e aterros, contaminando o solo.
São exemplos de lixo tecnológicos:
• Aparelhos eletrônicos (televisores, vídeo games, computadores, monitores, impressoras, etc.);
• Pilhas e baterias;
• Aparelhos eletrodomésticos;
• Aparelhos com envio de sinais (roteadores, rádios, aparelhos e adaptadores com Bluetooth e wi-fi, walkie-talkies, dispositivos móveis como celulares e tablets, etc.).
Esse tipo lixo corresponde a um montante de 40 milhões de toneladas ao ano. Só no Brasil são descartados aproximadamente 97 mil toneladas de computadores e 2 mil toneladas de celulares.
Há duas maneiras de se desfazer dos objetos tecnológicos que você não quer mais usar, da maneira correta:
Reaproveite – Se eles estiverem funcionando totalmente é possível vendê-los ou doá-los para uma instituição de caridade. Caso tenha algum defeito, você pode doar para instituições ou lojas de reparos que podem utilizar outras peças do objeto no conserto e manutenção de diferentes aparelhos eletrônicos.
Recicle – Todos os itens listados acima são passíveis de reciclagem. Para isso se atente as dicas:
• Pilhas e baterias devem ser descartadas separadamente. Procure por postos específicos para o seu descarte, como aqueles encontrados em alguns supermercados. Caso não conheça nenhum estabelecimento comercial que possua coleta, procure um posto de reciclagem que aceite esses resíduos;
• Aparelhos com envio de sinais, como celulares, notebook e tablets, devem ser retornados para o próprio fabricante. Entre em contato com o estabelecimento onde foi adquirido o produto para se informar como devolver o aparelho;
• Demais aparelhos eletrônicos devem ser encaminhados para um posto de coleta específico. Nesses postos, eles se encarregarão de iniciar o processo de reciclagem do lixo tecnológico.