Quando as meias ficam velhas, nós nunca sabemos o que fazer. Algumas pessoas jogam no lixo, mesmo esta não sendo a alternativa mais sustentável, enquanto outras guardam, na tentativa de encontrar uma solução menos prejudicial ao meio ambiente.
Se esse é o seu caso, confira algumas sugestões para reaproveitar ao máximo este material:
1. Use para hidratar os pés
Você pode aproveitar as meias velhas usando-as para hidratar os pés enquanto dorme. Para isso, basta passar nos pés (principalmente os calcanhares) um creme à base de ureia, colocar as meias e ir dormir. O seu pé ficará hidratando durante a noite e no dia seguinte você notará uma diferença incrível!
2. Doação
Existe um projeto chamado Meias do Bem que recebe as meias velhas e as transforma em cobertores para quem precisa. Para contribuir com o programa basta pesquisar um dos pontos de coleta espalhados pelo Brasil e fazer a doação. Mesmo que tenha apenas um pé, ou ainda, se a meia estiver furada ou rasgada, não tem problema! A doação terá a mesma serventia que um par de meias em bom estado.
Se na sua cidade não tiver um ponto de coleta do Meias do Bem, ainda assim você pode procurar alguma ONG ou abrigo que certamente aceitará a sua doação – se as meias ainda estiverem em boas condições de uso.
3. Limpar superfícies
Você pode usar meias para limpar mesas e móveis da sua casa. O bom é que você também pode permitir que seus filhos ajudem. Vai ser uma diversão “vestir” as meias nas mãos e passar nas superfícies removendo o pó.
4. Cobertor para o pet
Se você conseguiu juntar uma boa quantidade de meias velhas, faça um cobertorzinho para o seu pet. Basta cortá-las ao meio e costura-las, usando a mesma técnica de uma colcha de retalhos.
5. Bola de meia
Você também pode aproveitar as meias e fazer uma bolinha para brincar com as crianças ou com o seu pet. Esse é um brinquedo bastante simples e pode ser feito com o que você tiver em casa. Algumas pessoas usam jornal para o enchimento, enquanto outras preferem espuma ou algodão.
Para isso, basta fazer uma bola (com algum desses materiais citados) e depois utilizar várias meias para sobrepor, até que a bolinha fique bem firme.
6. Compostagem
Se as suas meias forem feitas com fibras naturais você pode compostá-las. Para isso, você deve entrar em contato com o fabricante para descobrir se o material é totalmente orgânico e livre de tintas ou substâncias tóxicas. Antes de levar uma meia para a compostagem, tome o cuidado de picá-la bem, para facilitar a sua decomposição.
7. Esponja para banho
Sabe quando o sabonete vai chegando ao fim e ficam aqueles pedacinhos? Você pode juntar vários deles dentro de uma meia (bem limpinha) e usá-la como uma esponja. Dê um nó para que os sabonetes não caiam e use no seu banho. Com certeza, além de reaproveitar a meia (e os sabonetes) você ainda faz uma boa esfoliação na pele.
8. Manguitos
As meias mais longas, do tipo três quartos ou cinco oitavos, podem ser reaproveitadas como manguitos. Basta fazer um corte nos dedos dos pés e no calcanhar (para encaixar o polegar) e usar quando for andar de moto, de bicicleta ou mesmo para correr, protegendo os braços do frio e também dos raios solares.