O papel da trituração de plástico para reciclagem do material

411 Visualizações
O triturador de plástico é o equipamento responsável por picar o material em pequenos pedaços, deixando-o pronto para a reciclagem.

O plástico é um produto derivado do petróleo que se destaca como um dos principais materiais que compõem o lixo doméstico, sendo também o que mais se acumula nos aterros sanitários. Levando em conta que este é um material de alta resistência e que demora centenas de anos para se decompor na natureza, é essencial investir em sua reciclagem.

É do petróleo que são feitas as resinas usadas para fabricar os plásticos, que se dividem em termoplásticos e termorrígidos. Os primeiros, que correspondem a cerca de 80% do plástico consumido (caso do polietileno e polipropileno), podem ser moldados e, por essa razão, são recicláveis.

Os termorrígidos, como o poliuretano, não podem ser reciclados por meio de processos convencionais, já que não derretem quando submetidos a altas temperaturas. E é justamente aí que se destaca a importância do triturador de plástico e garrafas PET.

Reciclagem de plástico: como é feito o processo?

O processo de reciclagem do plástico, bem como o de outros materiais, envolve diversos fatores. O primeiro é o consumidor — seja ele uma empresa ou cidadão comum —, que tem o dever de contribuir para a coleta seletiva, ou seja: fazer a separação entre o lixo sólido, lixo orgânico e do plástico.

Os itens que podem reciclados são encaminhados para um novo processo de triagem, em que são separados por tipo e cor, já levando em conta a demanda por cada tipo de material. O processamento inclui a fragmentação ou moagem, um processo que reduz o tamanho dos resíduos.

Em seguida, é feita a lavagem e separação dos materiais, que depois são secados com ar quente. No passo seguinte, o material é submetido ao processo de extrusão, na qual ele é fundido por aquecimento e moldado e transformado em filamentos. Após resfriados, esses filamentos são cortados em uma granuladora e embalados para serem encaminhados para as indústrias.

Triturador de plástico para reciclagem

Quando o processo de reciclagem não pode ser feito por algum motivo, como no caso dos plásticos termorrígidos, a solução é o triturador de plástico. Este equipamento picar o plástico em pequenos pedaços, o que permite o processamento do material.

Outra solução para processar o plástico está na chamada reciclagem química por meio do processo de despolimerização. Em último caso, não havendo a possibilidade de outras formas de reciclagem, os resíduos podem ser submetidos à recuperação energética ou à incineração.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / empire331