Parceria com startup incentiva clientes a descartarem embalagens corretamente e impulsiona a educação ambiental.
A PepsiCo acaba de lançar uma iniciativa em parceria com a plataforma Molécoola, que incentiva a reciclagem por meio de um programa de fidelidade ambiental e recompensas. Consumidores de produtos RUFFLES®, LAY’S®, CHEETOS®, DORITOS® poderão trocar cada embalagem vazia por 1.500 pontos no aplicativo ou site do programa, que poderão então ser resgatados como descontos em produtos e outros benefícios.
Para acumular os pontos, o consumidor precisará levar as embalagens para um dos pontos de coleta, localizados nos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal. As estações de coleta da Molécoola estão disponíveis em unidades dos mercados Extra, Pão de Açúcar, St. Marche, Makro, COOP, D’avó e lojas Leroy Merlin. Confira aqui a lista com todos os pontos de coleta disponíveis.
Toda linha de snacks da PepsiCo utiliza o plástico BOPP, que mantém os alimentos frescos e crocantes, além de garantir a segurança alimentar. A partir da coleta, a Molécoola será responsável por destinar corretamente este material para parceiros especializados, transformando as embalagens vazias em pallets plásticos utilizados nas operações da própria PepsiCo, fechando o ciclo do material no meio ambiente.
“Queremos fomentar uma mudança na maneira como consumidores(as) interagem com as nossas embalagens, para oferecer nossa visão de um mundo onde o plástico nunca se torne lixo, especialmente o BOPP, um plástico que precisa de incentivo para que seja reciclado hoje no Brasil”, afirmou Lívia Fávaro, Gerente de Cidadania Corporativa da PepsiCo Brasil.
Outras iniciativas pela economia circular do plástico
A parceria recém anunciada é mais uma iniciativa do programa “Reciclagem com Propósito” que contempla uma série de transformações que a Pepsico tem realizado para contribuir com a cadeia do plástico de ponta a ponta. Algumas das inovações envolvem a criação de um protótipo de carroceria sustentável de caminhão baú feito a partir das embalagens descartadas dos snacks, um projeto pioneiro com potencial para reciclar em torno de 5 toneladas de plástico BOPP por ano.
Por meio de outra parceria, com a Fábrica de Ideias, a PepsiCo também transforma embalagens de snacks em displays para exposição de produtos em pontos de venda, tendo já reutilizado mais de 400 toneladas deste resíduo.
Todos esses esforços fazem parte da meta da PepsiCo de reduzir o uso de plástico virgem em 50% do seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, utilizando 50% de material reciclado em suas embalagens.
Fontes: Mercado e Consumo | Envolverde | Molécoola