4 ideias para reaproveitar madeira de construção

789 Visualizações

A sociedade humana evoluiu de forma vertiginosa nos últimos séculos, movida pela revolução industrial e tecnológica

Reaproveitar, reciclar, transformar: são coisas que nunca devem sair de moda. Por isso, separamos algumas dicas para reaproveitar madeira de construção e demolição, dando mais vida a materiais que seriam descartados e, talvez, poluam o meio ambiente.

Tendência: vamos usar madeira de construção

Reaproveitar madeira de construção e outros materiais é algo bom, não apenas em função da sustentabilidade, mas também da economia doméstica e corporativa. Muitas vezes sai mais barato para o seu bolso e ainda pode ser considerado um hobby.

Enumeramos abaixo uma série de ideias para reaproveitar madeira de construção, transformando o que seria material descartável em coisas úteis.

Ideias para reaproveitar madeira de construção

A madeira é um material orgânico, logo não é possível reciclá-la, o que não significa que não seja possível reutilizá-la com algum tratamento e usando para o projeto certo, evitando que as mesmas se transformem em lixo e ajudem a multiplicar os aterros sanitários.

Painel para televisão 

Com algumas tábuas de madeira, um pouco de criatividade e de verniz, você pode desenvolver um lindo painel para sua sala, dando um ar mais rústico ao ambiente. Também é possível usar a ideia para criar um painel para cama.

Suporte para canecas

Separe 6 pedaços de madeira, lixe, envernize e monte como a figura abaixo. Aparafuse uns ganchinhos e pronto! Um belo suporte para suas canecas. A ideia também pode ser adaptada para pendurar chaveiros, só usar um pedaço apenas de madeira.

madeira de construção
Neste caso, a ideia foi usada para criar uma hortinha vertical.

Guitarra de skate

Pode parecer, mas nada é estranho no mundo do upcyle. Dois argentinos criam guitarras com madeira de skates inutilizados. O Pearl Jam já usou um desses instrumentos em uma apresentação, assim como o guitarrista brasileiro Andreas Kisser.

Estante de livros

Nada que uma camada de lixa e um verniz não ajudem! Você pode criar várias prateleiras de madeira de construção, respeitando o formato original e montando composições diferentes e personalizadas.