Um abrigo para sem tetos em Atlanta, nos Estados Unidos, vai muito além da hospitalidade e busca conscientizar os residentes sobre a importância do consumo de uma alimentação saudável. Para isso, eles aprendem técnicas de cultivo orgânico.
O abrigo observou que os residentes precisavam ter mais acesso a alimentos saudáveis e, em vez de terceirizar os produtos, incentivou-os a cultivar a sua própria horta. De acordo com Anita Beaty, diretora executiva do Metro Atlanta Task Force for Homeless, é importante compartilhar esses ensinamentos e promover treinamentos a essas pessoas, principalmente no que se refere à tecnologia verde, porque são justamente elas que estão sendo deixadas de fora do desenvolvimento sustentável.
Atualmente, a instituição conta com um jardim no terraço plantado pelos próprios moradores, que é capaz de produzir centenas de quilos de produtos de alta qualidade. Ao todo, eles são responsáveis por 80 canteiros, onde produzem couve, cenoura, acelga entre outros vegetais. As ferramentas necessárias são fornecidas pelo próprio abrigo.
Descontos sobre a comida e possibilidade de emprego
Além a alimentação saudável – totalmente livre de agrotóxicos –, os residentes ganham descontos pelos lanches produzidos por eles mesmos, o que beneficia financeiramente os sem teto em curto prazo.
Os moradores que participam do programa de jardinagem aprendem noções de cultivo e habilidades de marketing. Com o projeto, é possível conseguir um certificado, o que pode ajudá-los a encontrar empregos no futuro.
Para garantir ainda mais o desenvolvimento dessas pessoas, o abrigo também fornece um espaço transitório e serviços de tratamento psicológicos, caso seja necessário.