O Grupo Adidas e a Parley for Oceans, empresa que luta pela preservação dos mares, firmaram uma parceria e apresentaram um tênis feito a partir de lixos retirados dos oceanos.
Os fios e redes de pesca utilizados na confecção do tênis foram deixados irregularmente no mar. De acordo com release divulgado no site oficial da Adidas, a marca contou com a ajuda da ONG americana Sea Shepherd, que passou 110 dias monitorando um navio de caça ilegal para recuperar as redes de pesca na costa ocidental da África.
“A adidas se tornou a primeira marca a criar um tênis premium feito inteiramente de fios e filamentos recuperados e reciclados a partir de resíduos o oceano e redes de pesca ilegais”, declaram Eric Liedtke, membro do conselho executivo do Grupo Adidas para marcas globais, e Cyrill Gutsch, fundador do Parley for the Oceans.
Por enquanto, o tênis não está à venda, porém, a Adidas e a Parley For The Oceans planejam lançar produtos para o público até o final deste ano. E os tênis fazem parte da lista.
“Queremos que todos entendam os oceanos como uma parte fundamental do debate em torno de mudanças climáticas. Nosso objetivo é aumentar a sensibilização do público e inspirar novas colaborações que podem contribuir para a proteção dos mares”, conta Cyrill Gutsch.