As grandes marcas do mercado sabem da força que têm quando corroboram campanhas e movimentos populares. Recentemente, foi a vez do grupo Adidas anunciar sua nova iniciativa. A famosa marca global confirmou que deixará de utilizar sacolas plásticas em todas suas lojas próprias, substituindo-as por novas embalagens de papel.
Em números, a decisão da empresa alemã representa a não fabricação de aproximadamente 70 milhões de sacolas plásticas em mais de 14 mil lojas de varejo. “A eliminação de sacolas de plástico faz parte do nosso esforço para aumentar e incentivar o uso de materiais sustentáveis em nossa produção, nossos produtos e lojas, e é um dos pontos da nossa mais nova Estratégia de Sustentabilidade para 2020 ‘Esporte precisa de espaço’”, disse Roland Auschel, membro de conselho executivo, em notícia no site oficial da marca.
A iniciativa da Adidas é mais uma a chamar atenção nos últimos meses, que desde 2015 tem trabalhado com alguns parceiros e franqueados para conseguir eliminar o uso das suas embalagens plásticas – previsto para ocorrer ainda neste semestre. Também no ano passado, o grupo já tinha anunciado a parceria com a empresa Parley for the Oceans em apoio ao Programa de Plástico do Oceano (Evitar, Interceptar e Redesenhar) que visa diminuir os níveis de poluição nos oceanos.
Com exceção das lojas oficiais localizadas na Rússia e no Cazaquistão, que vão aderir à recomendação a partir do próximo mês, todas as outras unidades ao redor do mundo já receberam o aval para distribuir as novas sacolas de papel imediatamente. A ideia é incentivar seus consumidores a seguirem o novo padrão sustentável adotado pela marca, diminuindo, inclusive, a utilização das novas sacolas.
“Nossos funcionários foram treinados para entender a importância de engajar os consumidores nessa jornada conosco, por isso sempre perguntaremos para os nossos clientes no ato da compra se eles realmente precisam das sacolas de papel. Reduzir o número de sacolas que produzimos significa minimizar nossa participação no impacto ambiental e nos ajuda a ser uma empresa cada vez mais sustentável”, conclui Auschel.
Com a criação de uma série de soluções ligadas à responsabilidade ambiental, o programa de sustentabilidade do Grupo Adidas tem o prestígio das principais agências de classificação de investimentos do setor, sendo reconhecida como Dow Jones Sustainability Indices e FTSE4Good Intex.