A palavra sustentabilidade vem do latim, sustentare, que significa sustentar, apoiar, conservar e cuidar.
Seu conceito teve origem em Estocolmo, na Suécia, na Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, que ocorreu em 1972. Este conceito aborda a maneira como se deve agir em relação à natureza.
O objetivo do desenvolvimento sustentável é preservar o planeta e as necessidades humanas. De modo que um recurso natural explorado de forma sustentável dure para sempre.
Além disso, a sustentabilidade é baseada em três tripés importantíssimos, que integrados fazem a ação acontecer, já que sem eles a sustentabilidade não se sustenta.
Tripés da sustentabilidade
Social: O papel social engloba pessoas e condições de vida, como educação, saúde, violência, lazer, e muitos outros aspectos.
Ambiental: São os recursos naturais do planeta e a forma como são utilizados pela sociedade, empresas e comunidades.
Econômico: Está relacionado à produção, distribuição e consumo de serviços. Considerando a questão social e ambiental.
Mas, por que sustentabilidade?
O uso consciente de recursos naturais, as novas alternativas e as ações relacionadas ao planeta são iniciativas para o bem-estar coletivo. Já que o desequilíbrio causado por nossas atitudes erradas com o meio ambiente é um problema em nosso presente.
É de extrema importância buscar novos caminhos para a economia, sociedade e cultura, de modo que garanta a continuidade da existência humana e do planeta terra.
A questão importante é conhecer o modelo de sociedade em que vivemos e saber se somos baseados no consumo extremo ou nos cuidados com o meio ambiente. Questionar se realmente estamos fazendo algo errado, que está impactando a natureza e a sociedade.
Quais os tipos de sustentabilidade?
Sustentabilidade Ambiental
A sustentabilidade ambiental está voltada à conservação e a manutenção do meio ambiente. Mas claro, para que isso aconteça é necessário que as pessoas estejam em harmonia com a natureza, a fim de obterem melhorias na qualidade de vida.
Sustentabilidade social
A social é a igualdade entre os seres humanos, baseados sempre no bem-estar da população. Sendo necessárias suas participações com o intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.
Sustentabilidade Empresarial
Nos dias atuais, as estratégias de responsabilidade social das empresas estão voltadas na sustentabilidade. Ações e produtos sustentáveis na área empresarial ganham destaque e o gosto dos consumidores.
Neste caso, a corporação possui uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. Por ser fundamentada na preservação do meio ambiente e melhora na qualidade de vida.
Sustentabilidade Econômica
A área econômica é fundamentada em um modelo de gestão sustentável. O que implica na gestão adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhora da distribuição de renda.
De modo geral, a sustentabilidade é algo que nós criamos e preservamos com atitudes em prol do meio ambiente e sua existência. Visando sempre a qualidade de vida.
Tais atitudes podem envolver:
-
Economia de água;
-
Evitar o uso de sacos plásticos;
-
Reduzir o consumo de carne bovina;
-
Uso de produtos biodegradáveis;
-
Fazer coleta de lixo orgânico;
-
Substituir carros e motos por caminhadas e bicicletas.
Por fim, há as ações globais:
-
Limitação do crescimento populacional;
-
Garantia de alimentação em longo prazo;
-
Preservação da biodiversidade e dos ecossistemas;
-
Diminuição do consumo de energia;
-
Desenvolvimento de tecnologias que possibilitem o uso de fontes energéticas renováveis;
-
Criação de Unidades de Conservação.
Comece hoje mesmo a agir consciente, conserve sua vida e a do planeta terra. Viva de modo sustentável!