Cada vez mais as pessoas estão substituindo o consumo do arroz tradicional pelo arroz integral, justamente pela crescente preocupação com o bem-estar e saúde. Porém, apesar da popularização, muita gente ainda sente dificuldades na hora de preparar o alimento no dia a dia, já que é algo relativamente novo. Se você também possui dúvidas, não se preocupe… Você irá aprender a fazer o arroz integral e também conhecerá mais sobre seus benefícios para a saúde. Confira!
Como fazer arroz integral?
Antes mesmo de começar a preparar o arroz integral na panela, é preciso deixá-lo de molho de seis a oito horas. Esta medida é fundamental para que enzimas, lactobacilos entre outras substâncias neutralizem a quantidade de ácido fítico presente nos grãos. Deixe o arroz integral de molho em água morna e, se possível, em um meio ácido (coloque soro de iogurte ou um pouco de limão). Pode parecer complicado, mas esta prática irá contribuir para o aumento dos benefícios nutricionais.
Após este período, chega o momento de fazer o arroz integral. Importante lembrar que, ao contrário do tradicional (branco), o arroz integral não pode ser refogado, já que ele possui uma película de proteção diferenciada que dispensa o processo de selamento. Preparar o arroz integral é bem tranquilo, basta refogar alho e cebola normalmente e acrescentar água temperada, com sal ou ervas, dependendo do gosto. Depois, é só acrescentar o arroz.
Benefícios do arroz integral
Agora que vimos como é simples fazer o arroz integral, vale a pena também conhecermos seus principais benefícios para a saúde. O alimento pode auxiliar no combate à diabetes e também na redução da gordura localizada no abdômen. É comum ouvirmos que quem come arroz integral “dá uma enxugada na barriga”, não é? O que acontece é que suas fibras formam um tipo de goma ao entrarem em contato com água, o que diminui a velocidade da digestão e provoca a absorção, aos poucos, dos açúcares e da gordura no corpo.
Por contar com menos gordura, o arroz integral também favorece a circulação sanguínea e pode até evitar inflamações nas artérias, contribuindo diretamente para a saúde do coração.