Caminhar é um exercício fácil, sem custos e muito benéfico à saúde de quem a pratica. Mas você já se perguntou quais os benefícios da caminhada para a natureza?
Praticar o exercício em espaços abertos, arborizados e tranquilos é muito mais agradável, por isso, quem caminha defende a criação de mais ambientes que permitam contato com a natureza na prática de exercícios. Esta atitude é de extrema importância para a manutenção dos espaços verdes nas grandes cidades.
Outro ponto é que ao escolher caminhar percursos pequenos, ao invés de usar o carro ou a moto, deixa-se de emitir gás carbônico, contribuindo para a qualidade do ar. Com isso, fontes não renováveis de energia são poupadas, como o petróleo, que produz os combustíveis. Por outro lado, uma caminhada de apenas 10 minutos por dia é suficiente para melhorar o sistema respiratório, cardiovascular e fortalecer a musculatura.
Caminhar também ajuda a manter a cidade mais limpa. Quanto menos carros houver nas ruas, menor será a necessidade de espaço para locomoção destes veículos, ou seja, menos viadutos, estradas e pontes serão construídos, reduzindo a quantidade de energia utilizada pela indústria e os resíduos sólidos gerados pelas obras viárias. Além disso, haverá menos poluição visual e mais espaços abertos nas cidades.
Quem escolhe a caminhada ao ar livre, em detrimento de outras atividades praticadas em locais fechados, é menos estressado, pois admirar as paisagens naturais contribui para acalmar o cérebro.
Ao preferir o ar livre, menos energia elétrica precisa ser utilizada para mover equipamentos e iluminar ambientes, o que é uma vantagem quando pensamos em sustentabilidade.
Para quem pratica caminhada, os benefícios vão desde a diminuição do estresse até o combate à osteoporose, passando pela redução da fadiga, melhora do humor e aumento da autoestima.
O melhor de tudo isso é que caminhar não tem custo e qualquer pessoa pode praticar este exercício. Mas lembre-se: antes de começar a realizar qualquer tipo de exercício é preciso realizar uma avalição médica para identificar as necessidades e os limites do seu corpo.