Produto ainda está em desenvolvimento e será lançado como teste na Hungria
A Coca-Cola fez uma parceria com a startup dinamarquesa Paboco para desenvolver uma garrafa feita 100% de papel. “Nossa visão é criar uma garrafa de papel que possa ser reciclada como qualquer outro tipo de papel, e este protótipo é o primeiro passo no caminho para conseguir isso”, diz Stijn Franssen, gerente de inovação em embalagens de P&D da Coca-Cola EMEA.
O protótipo do produto consiste em um invólucro de papel com um fechamento de plástico 100% reciclado e revestimento interno. A próxima etapa, segundo Franssen, é criar uma garrafa de papel sem a necessidade do revestimento plástico.
A equipe de Franssen está realizando extensos testes de laboratório para avaliar como a nova garrafa se comporta, mantém e protege seu conteúdo enquanto refrigerada e em outros cenários.
Testes na Hungria
O projeto da garrafa de papel já está em fases de testes e o país escolhido para receber a novidade foi a Hungria. Uma série de 2.000 garrafas de uma bebida à base de plantas será oferecida por meio de venda online.
O objetivo da ação é medir o desempenho geral da embalagem, visando também compreender a aceitação do consumidor ao novo formato.
A tecnologia da Paboco permite desenvolver garrafas 100% recicláveis, feitas de madeira de origem sustentável, com uma barreira de material de base biológica capaz de resistir a líquidos, CO2 e oxigênio, sendo portanto adequadas para bebidas, produtos de beleza e outros produtos líquidos. O objetivo final é uma garrafa que pode ser reciclada como papel.