Opção mais sustentável do que o produto industrializado e que está presente na casa de quase todas as famílias brasileiras, o detergente líquido caseiro não contém glicerina e várias outras substâncias originadas a partir do petróleo que poluem rios e podem causar grandes problemas à natureza. O detergente líquido caseiro, por sua vez, possui na composição a solução de amoníaco que dissolve com facilidade na água e não gera poluição. Na sequência você poderá conferir todos os materiais necessários e também aprender como fazer este produto de limpeza caseiro.
Detergente líquido caseiro
Materiais:
4 colheres (de sopa) com a solução de amoníaco
2 limões já cortados
1 pedra de sabão de coco
6 litros de água
1 balde
1 colher de pau
1 panela funda
Como fazer:
Pegue a panela funda e coloque um litro de água. Deixe ferver por alguns minutos e depois vá despejando o sabão de coco, cortado em pedaços, até que derreta por completo. Vá mexendo com a colher de pau e depois transfira tudo para o balde, deixando esfriar com o restante de água que separou no início. Neste momento esprema os limões, novamente misturando tudo com a colher de pau. Na sequência coloque o amoníaco e o detergente estará pronto! Nesta última etapa tome bastante cuidado para não espirrar nenhuma gota no rosto ou na pele.
O detergente líquido caseiro tem validade de até três meses, porém com o tempo vai perdendo a capacidade de gerar espuma, justamente por não contar com a glicerina. Todavia, você também pode acrescentar colheres com a essência de sua preferência para dar uma fragrância diferenciada… Tudo isso em uma solução que irá manter sua casa limpa, organizada e ainda em plena harmonia com a natureza. Além disso, esta quantidade de detergente líquido caseiro, produzida com os materiais selecionados, equivale a dez mais vezes menos de valor do que seria gasto comprando o detergente padrão nos supermercados.