A sustentabilidade pode ser praticada individualmente ou em grupo, estimulando familiares e amigos a aderirem à causa. No ambiente de trabalho não poderia ser diferente: passamos praticamente metade do dia lá, convivendo com diversos colegas. A preocupação com o meio ambiente tem se tornado, inclusive, uma cultura transversal em muitas empresas. E não precisa de mudanças bruscas no dia a dia para estar em consonância com esses novos hábitos. Confira cinco dicas de atitudes sustentáveis fáceis de serem implementadas no ambiente de trabalho:
1) Um bom começo é pelo seu computador. Verifique se o modo de energia econômica dele está configurado, isso trará uma redução no consumo. E, quando você for sair para almoçar, ou participar de uma reunião, deixe o monitor no modo de espera. Na hora de ir embora, certifique-se de que desligou tudo, inclusive os aparelhos eletrônicos que possam estar conectados à sua máquina, as lâmpadas e o ar condicionado;
2) Para chegar ao trabalho, procure usar transporte público ou outras alternativas de locomoção, como bikes ou ir a pé – o que faz bem à saúde. Tirar carros da rua contribui com a redução da poluição diária e do trânsito. Se o trajeto até o ponto de ônibus ou a estação for perto, experimente ir caminhando até outro um pouco mais distante, isso vai te ajudar a sair do sedentarismo e a reduzir o estresse. Se estiver na companhia dos colegas de trabalho, melhor ainda;
3) Combata o desperdício: isso é válido para impressões e para uso de objetos descartáveis. Uma boa maneira de não usar diversos copinhos ao longo do dia é você levar sua caneca de casa ou utilizar um copo de vidro;
4) Na confecção dos cartões de visita, dê preferência aos que são ecologicamente corretos, que usam papel reciclável e tintas à base de soja;
5) Registre-se em um dos sites ecológicos que calculam a quantidade emissões de carbono e indicam quantas árvores precisam ser plantadas para compensar o impacto, como o Pegada Ecológica e o O Eco. Se a iniciativa partir da empresa, melhor ainda, assim esse plantio pode ganhar amplitude, inclusive entre familiares dos colaboradores, fornecedores e empresas parceiras.