Meio Ambiente
Foto: 55953988@N00

Quando se fala em sustentabilidade logo pensamos em técnicas de reciclagem de lixo e economia de água. Embora estas práticas sejam vinculadas, o significado do termo vai mais além. A sustentabilidade é um conjunto de práticas que prolongam a preservação do meio ambiente a partir das tecnologias ambientais.

O ISE Bovespa é a ferramenta que mede o nível de participação ambiental das empresas no mundo corporativo e na sociedade. Para mensurar o desenvolvimento sustentável destas companhias, a Bovespa colocou à disposição das 182 maiores empresas acionistas, mil perguntas classificatórias de sete assuntos como dimensão geral, econômico-financeira, social, ambiental, mudanças climáticas, natureza do produto e governança corporativa.

O questionário as classificou em 37 vagas da oitava carteira do ISE que vigora de janeiro de 2013 até janeiro de 2014 e representa 51 ações das 37 empresas, que juntas somam R$ 1,7 trilhão de valor de mercado.

Algumas empresas que atuam em 16 setores entre serviços bancários, mineração e cosméticos que incorporaram a sustentabilidade já publicaram o resultado do ISE 2014 com ano base 2013.

O ISE Bovespa reflete o retorno de uma carteira formada por ações de empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável. O objetivo do ISE é se tornar referência para o investimento em sustentabilidade e atuar como precursor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.

Dentre as participantes, veja abaixo as empresas brasileiras que se destacaram:

1. Banco do Brasil

2. Cremer

3. CTEEP

4. Ecorodovias

5. Natura

6. Sabesp

7. Souza Cruz

8. Telefônica

9. Vale

10. WEG

Confira a lista completa das empresas participantes do ISE Bovespa 2013/2014.