Quando se fala em sustentabilidade logo pensamos em técnicas de reciclagem de lixo e economia de água. Embora estas práticas sejam vinculadas, o significado do termo vai mais além. A sustentabilidade é um conjunto de práticas que prolongam a preservação do meio ambiente a partir das tecnologias ambientais.
O ISE Bovespa é a ferramenta que mede o nível de participação ambiental das empresas no mundo corporativo e na sociedade. Para mensurar o desenvolvimento sustentável destas companhias, a Bovespa colocou à disposição das 182 maiores empresas acionistas, mil perguntas classificatórias de sete assuntos como dimensão geral, econômico-financeira, social, ambiental, mudanças climáticas, natureza do produto e governança corporativa.
O questionário as classificou em 37 vagas da oitava carteira do ISE que vigora de janeiro de 2013 até janeiro de 2014 e representa 51 ações das 37 empresas, que juntas somam R$ 1,7 trilhão de valor de mercado.
Algumas empresas que atuam em 16 setores entre serviços bancários, mineração e cosméticos que incorporaram a sustentabilidade já publicaram o resultado do ISE 2014 com ano base 2013.
O ISE Bovespa reflete o retorno de uma carteira formada por ações de empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável. O objetivo do ISE é se tornar referência para o investimento em sustentabilidade e atuar como precursor de boas práticas no meio empresarial brasileiro.
Dentre as participantes, veja abaixo as empresas brasileiras que se destacaram:
1. Banco do Brasil
2. Cremer
3. CTEEP
4. Ecorodovias
5. Natura
6. Sabesp
7. Souza Cruz
8. Telefônica
9. Vale
10. WEG
Confira a lista completa das empresas participantes do ISE Bovespa 2013/2014.