Casar não saiu de moda como muitos acreditaram que isso iria acontecer. Os noivos têm uma lista de tarefas que devem ser preparadas com antecedência para que tudo ocorra conforme o pretendido no grande dia. Porém, casar não significa gastar rios de dinheiro e engana-se quem acredita que a sustentabilidade não possa deixar a cerimônia chique. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como realizar um casamento sustentável:
Decoração
A decoração é um dos pontos altos para fazer com que a festa fique na lembrança dos convidados. Para surpreendê-los e ainda contribuir com o meio ambiente, opte por móveis produzidos com madeira de demolição. Reaproveitar caixotes usados para transportar frutas e legumes também dará um toque charmoso ao ambiente. Outra saída é utilizar quadros, livros e demais objetos pessoais.
Outro quesito importante da decoração são as flores. Então, escolha flores da época e monte arranjos em vasos ou até mesmo em potes e garrafas reaproveitados. Caso prefira, use flores artificiais. Se quiser dar um clima romântico à cerimônia, prefira usar velas recicladas.
Lugares para a cerimônia
Prefira casar durante o dia e use a luz natural para iluminar o ambiente. Realizar a cerimônia religiosa e a festa no mesmo local barateia o custo com decoração e evita o deslocamento das pessoas com seus veículos.
Além disso, procure lugares bem arborizados e com muito verde para entrar em contato com a natureza e trazer um visual agradável para a festa.
Vestido de noiva
Ao invés de comprar um vestido que ficará guardado no guarda-roupa, a noiva tem a opção de alugá-lo. Outra dica pode ser reformar o vestido de noiva usado por sua mãe ou por uma pessoa bem próxima a você. Vale a pena também fuçar nos brechós espalhados pela cidade e garimpar uma peça exclusiva por um valor mais em conta.
Buquê
Procure lugares que vendam flores por preço em conta e monte você mesma seu buquê.
Comida
Opte por ingredientes orgânicos no preparo da comida que servirá para seus convidados. O cultivo desses alimentos não agride o meio ambiente e dispensa o uso de agrotóxicos, que são maléficos à saúde.
Alianças
Invista em alianças ecologicamente corretas e prefira modelos que utilizem materiais reciclados. Além disso, certifique-se de que a empresa não utilize diamante extraído de forma ilegal.
Convite
Pode parecer impessoal, mas o convite virtual evita o gasto com papel. Outra opção é produzir os convites em papel reciclado.
Lembrancinha
Use a criatividade e reúna alguns amigos e familiares para confeccionar as lembrancinhas do casamento. Com certeza, isso dará um toque pessoal à cerimônia e evitará o desperdício. Pense em itens que poderão ser reutilizados, como mudas de plantas, por exemplo.
Por fim, lembre-se de cuidar do meio ambiente! Recicle tudo o que for possível ao fim da festa e limpe o local, sem deixar rastros na natureza.