Em questão de meses, Seattle vai abrigar um jardim comestível com vários tipos de frutas e vegetais disponíveis para consumo dos visitantes. Ao longo de sete hectares disponíveis para cultivo, o Beacon Food Forest vai ter framboesas, maçãs e caquis que quando maduros vão poder ser distribuídos para quem visitar o parque, e tudo de graça!
Framboesas, macieiras, mirtilos, abacaxis, frutas cítricas, caquis e nogueiras são algumas das espécies que serão cultivadas na floresta urbana. O projeto Beacon Food Forest criado em 2012, que está em fase de plantio, prevê que as frutas e tubérculos (vegetais que crescem dentro da terra) cresçam livremente e quem visitar o local vai poder experimentar cada uma delas.
Para o estúdio de arquitetura e urbanismo Harrison Design, que ajudou na criação do projeto, o objetivo da floresta urbana é criar uma aliança comunitária entre a agricultura e o manejo sustentável. O Beacon Food Forest contribui para a preservação do meio ambiente, pois não utiliza agrotóxicos no plantio dos alimentos.
O projeto recebeu US$ 100 mil do Departamento de Gestão de Políticas de Bairro, de Seattle, para dar início aos procedimentos iniciais no ano passado. Em 2013 a ideia é que ele seja mantido pelos métodos de permacultura, que é quando uma área verde, floresta ou plantação recebe a manutenção da própria comunidade moradora, no caso, a de Beacon Hill. O jardim comestível também terá atividades de cultura e lazer.
Assita ao vídeo produzido pela InterChange Media que foi apresentado durante a Rio+20 no ano passado:
Beacon Food Forest from InterChange Media on Vimeo.