No dia a dia nem sempre é possível nos alimentarmos adequadamente, ou seja, fazer refeições equilibradas com todos os nutrientes que nosso corpo precisa para aguentar com saúde os dias mais corridos. Com isso, poucas pessoas realmente conhecem os benefícios dos alimentos certos e que deveriam fazer parte da dieta diária de homens e mulheres, principalmente quem almoça e janta fora de casa. É o caso da graviola… Você conhece todos os benefícios da fruta?
Também conhecida em algumas regiões do Brasil como fruta-do-conde, jaca do Pará e sap-sap, a graviola é uma excelente fonte de vitaminas e fibras para nosso organismo. É uma fruta que apresenta bons resultados no metabolismo de pessoas de todas as idades, principalmente aquelas que sofrem de diabetes, prisão de ventre e também obesidade. Confira a seguir mais benefícios de incluir a graviola em sua dieta no dia a dia.
Graviola: principais benefícios
Ótima opção de alimento para pessoas de todas as idades, a graviola tem propriedades sedativas, diuréticas, além de ser vermífuga, antiespasmódica, adstringente, expectorante, anti-inflamatória, vitaminizante e antirreumática. Tais diferenciais “credenciam” a graviola como uma importante aliada no tratamento de algumas doenças, como úlcera, gastrite, obesidade, diabetes, prisão de ventre, doenças no fígado e problemas digestivos.
A graviola também garante ótimos benefícios para quem sofre de hipertensão, insônia, enxaqueca, depressão, gripe, diarreia, vermes e reumatismos. Todavia, é fundamental saber que a graviola é contraindicada para pessoas com caxumba, ferimentos na boca e aftas, pois pode causar dores devido a acidez. Pessoas com problemas de hipotensão e grávidas também devem evitar o consumo da fruta. Em gestantes, por exemplo, pode provocar aborto.
Características da graviola
A graviola é uma fruta de forma oval e que possui casca verde-pálida. Contém espinhas, polpa branca e o sabor é agridoce. Seu índice calórico é baixo, apenas 62 calorias/100g de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos). Apresenta 0,8g/100g de proteínas e ainda 1,9g/100g de fibras alimentares. Também é uma excelente fonte de magnésio, cálcio, manganês e potássio. Elevados níveis de vitaminas B1, B2 e B6 compõem a estrutura da graviola.