Mais acesso à informação, maior consciência ambiental e uma preocupação crescente com a saúde e o bem estar têm levado um número cada vez mais elevado de consumidores a buscar alternativas de produtos naturais para o seu dia a dia, sobretudo para a sua alimentação.
Esta tendência comportamental pode ser medida em números: segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, durante o biênio 2012/2013, a estimativa é de que o mercado de produtos naturais atinja um faturamento de R$ 20 bilhões no Brasil, com um crescimento de 40% entre os dois anos. Nos últimos cinco anos, este mercado registrou aumento de 80%.
Este cenário vai de encontro com o grande número de pessoas que está aderindo a uma alimentação e estilo de vida mais voltados ao bem-estar e a ética alimentar. Segundo pesquisa IBOPE feita em 2010, o Brasil conta com pouco mais de 15 milhões de vegetarianos (pessoas que não se alimentam de carne, mas que podem, ou não, consumir outros produtos de origem animal), ou seja, 8% da população do País.
Estes dados deixam claro que existe uma considerável faixa da população realizando escolhas altamente conscientes. E, se levarmos em conta que a motivação, além de saudável, muitas vezes também ajuda na preservação do meio ambiente e da vida no planeta, é possível expandir a tendência dos alimentos naturais para outros ramos, como vestimentas, cosméticos, e etc. Os consumidores e empresários têm tudo para ficar satisfeitos com as novidades e o planeta também.