Atualmente, um dos maiores desafios dos empresários é tornar sua empresa mais sustentável e reduzir os impactos negativos de suas ações. O aumento da preocupação está atrelado, também, ao fato da sustentabilidade ter um valor de mercado muito maior do que antigamente. Ter um negócio sustentável hoje em dia vai além da contribuição com o meio ambiente, pois as companhias que possuem práticas sustentáveis se tornam diferenciadas em relação às outras no mercado em que atua.
Dessa forma, há um aumento no poder de captação de cliente, já que é cada vez mais alto o número de consumidores que se preocupam com as questões da sustentabilidade. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 70% da população brasileira tende a pagar mais caro para adquirir produtos sustentáveis.
De acordo com Enio Pinto, diretor nacional de Tecnologia e Inovação do Sebrae, “uma pequena empresa que passa a ter esse tipo de preocupação pode ampliar seu lucro, diminuir custos e se tornar mais competitiva no mercado”.
Alguns negócios no Brasil já possuem essa condição “verde”. Dentre as premissas de um negócio sustentável, estão a ética e a postura transparente perante todos o seu público estratégico e partes interessadas, que inclui clientes, consumidores e funcionários. Ao informar de forma clara como as atividades são desenvolvidas, por meio de relatórios anuais de sustentabilidade ou balanço social, as empresas conseguem demonstrar a todos os públicos as suas ações e se destacar no mercado, adquirindo confiança.
“Ideias de Negócios”
Visando esse nicho do mercado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) criou o espaço “Ideias de Negócios”. O serviço, criado em 2007 e atualizado em 2012 na Rio+20, conta com um banco de informações sobre como montar um negócio sem agredir o meio ambiente.
Com foco no desenvolvimento sustentável, há sugestões para lavanderias, pousadas, indústrias de reaproveitamento de resíduos, organizadoras de eventos, entre outros empreendimentos. Essas ideias são resultado de pesquisas e orientam os novos empreendedores em relação ao espaço físico, funcionários, equipamentos e valor do investimento.
Quem já possui um negócio e quer remodelar suas atividades para entrar nesse novo nicho, existem formas acessíveis e simples que visam a entrada para essa nova realidade de mercado, em que os consumidores entendem as ações sustentáveis como um diferencial decisivo entre optar ou não por um produto ou serviço.