A banana não é apenas um bom alimento, além de ajudar no processo de digestão é um poderoso cosmético emoliente, cicatrizante, hidratante, fotoprotetor, revitalizante e nutritivo para a pele seca, sensível e danificada.
Já o óleo de banana é o Acetato de Amila, produto feito em laboratório, utilizado principalmente para diluir esmalte. Algumas gotas dentro do vidro do esmalte farão com que o esmalte endurecido fique com uma textura mais acentuada e bonita, podendo ser aplicada nas unhas normalmente. Além disso, ele também é um substituto da acetona, podendo remover o esmalte das unhas.
Por ser um produto de base natural ele é mais ecologicamente correto do que a acetona, que contém substâncias tóxicas, evapora com facilidade, possui rápida combustão e, consequentemente, produz gás carbônico. Se misturada com a água, pode contaminar o solo e comprometer o seu consumo.
Além disso, o seu uso pode irritar a região dos dedos em algumas pessoas e enfraquecer a unha se utilizado em excesso. Alguns fabricantes alertam que o seu uso pode acabar estragando os esmaltes devido às composições químicas dos solventes desses produtos serem muito diferentes entre eles.
O acetato de amila é um líquido com odor de banana, obtido pela reação de ácido acético com álcool amílico (pentílico) em meio ácido (ácido sulfúrico). É utilizado como solvente e também como fixador em determinadas essências.
Por isso, o óleo de banana também faz parte de composições aromáticas sendo obtida do fruto da Banana – Musa sapientium – Musaceae. Os aromatizantes são substâncias ou misturas que podem ser adicionadas ao alimento ou medicamento a fim de lhes conferirem um sabor característico.