Todo mundo sabe que consumir alimentos orgânicos ou apenas naturais, além de ser mais saudável, também é mais sustentável. Apesar disso, muita gente ainda pensa que a prática de aliar a preocupação ambiental a hábitos alimentares é complexa e cara. No entanto, como você vai ver neste artigo, com um pouquinho de organização, a rotina de consumo consciente pode ser muito mais simples do que se imagina.
Definição de produto orgânico
De acordo com a legislação brasileira, produtos orgânicos são aqueles que passam por um processo de produção 100% sustentável, ou seja, que não prejudica o ecossistema local e se baseia em premissas que vão desde o não uso de agrotóxicos em plantações, até mesmo regras que garantem a qualidade do ambiente de trabalho dos produtores e métodos sustentáveis de distribuição e comercialização.
Começando pelo começo: faça lista
Essa é a primeira coisa que você precisa saber para começar a consumir mais alimentos saudáveis para você e para o planeta. Assim você se organiza e compra o que realmente vai consumir de acordo com o seu orçamento com as refeições que você fará na semana, tipo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Esse é um esquema básico, de categorizar as compras de acordo com o hábito das refeições que você faz diariamente, ajuda a evitar o desperdício.
Comendo bem e direito
Evitar os industrializados e dar valor aos alimentos in natura é a segunda premissa. Isso significa trocar o suco de caixinha por um suco natural, trocar o junk food por um sanduíche feito com vegetais, experimentar novos sabores e dar um tempo nos pedidos de comida por aplicativo. E, agora sim, hora de ir às compras!
Chegando ao mercado
Em vez de comprar alimentos em embalagens padronizadas, experimente comprar somente a quantidade que você precisa, comprando a granel e no seu próprio potinho. Além de evitar as embalagens descartáveis, você reduz o desperdício ao levar para casa apenas o que precisa.
Diversas feiras e supermercados dão a opção de compra a granel, alguns são até mais baratos que os tradicionais. É possível inclusive encontrar alimentos orgânicos vendidos em quantidade individual e com preços bem acessíveis. Outra dica é utilizar embalagens retornáveis e utilizá-las sempre que for comprar determinado produto.
Prefira alimentos sazonais e locais
A natureza não produz morangos e bananas o ano inteiro, certo? Então de que forma é possível encontrar sempre as mesmas hortaliças, legumes, verduras e frutas nos supermercados o ano todo? Simples, usando uma grande quantidade de água e agrotóxicos para induzir a frutificação artificialmente. Por isso, atente-se à temporada dos alimentos e compre somente o que estiver dentro da estação. Você estará levando para casa alimentos mais saudáveis, que agrediram menos a natureza e que certamente terão um sabor bem melhor.
Dê preferência aos alimentos cultivados no perímetro da sua região, que geralmente emitem menos carbono durante o transporte e estimulam os produtores locais.
Não compre de empresas não ambientalmente responsáveis
Como consumidores, temos um grande poder de influenciar e mudar as práticas das empresas. Ao comprar produtos de marcas que agem de forma consciente e sustentável e que respeitam o meio ambiente, a cultura e a comunidade, você estará ajudando a mudar a realidade.
Essas pequenas mudanças irão fazer uma enorme diferença na sua saúde e na saúde do seu bolso. E na hora que você for fazer as compras da semana, verá que aquela história de que comer bem dá mais trabalho não é totalmente verdade.
***
Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade! Conteúdos novos todos os dias!
Fontes: Ecoaliza | Content | Autossustentável