O SolMate produz até 25% da eletricidade necessária para uma residência, podendo economizar cerca de 6700 kg de CO2.
Imagine poder carregar consigo um gerador de energia solar portátil?
Se depender da ETT, uma empresa alemã, isso será possível para pessoas de muitos países. Eles criaram um aparelho chamado SolMate, um painel fotovoltaico com sistema de armazenamento de energia, que pode ser instalado ou levado para qualquer lugar.
Os painéis estão conectados à unidade de armazenamento por um cabo, que é simplesmente conectada a uma tomada padrão. A eletricidade gerada pelos painéis flui diretamente para a casa, conforme a necessidade, sem causar interferência à rede de energia que alimenta a residência. A energia excedente ficar armazenada, para ser usada sempre que houver necessidade. Além disso, o sistema conta com um aplicativo para celular que permite aos usuários monitorar o fornecimento de energia.
O SolMate foi pensado para pessoas que vivem em apartamentos, por exemplo, que não teriam condições em ter um sistema próprio de geração de energia solar. Por serem compactos e de fácil instalação, os painéis podem ser colocados em varandas ou qualquer espaço livre que receba a luz solar. Também é possível carregar o painel enquanto faz uma caminhada!
Para se ter uma ideia, a unidade de armazenamento com cinco painéis fotovoltaicos leves e flexíveis, que podem ser facilmente instalados usando tiras de velcro, saem por 2.799 euros, no site do fabricante.
No site é possível obter informações mais detalhadas. Para conhecer, acesse http://www.eet.energy/