Diante dos impactos ambientais negativos oriundos do descarte incorreto do óleo residual, a Cargill, empresa americana de processamento de alimentos, criou o Programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, que, em essência, consiste em uma iniciativa de logística reversa. Foram implantados pontos de coleta de óleo vegetal usado em locais de fácil acesso ao consumidor, estabelecendo parcerias para a coleta e reciclagem do resíduo, cujo destino final é a fabricação do biodiesel, um combustível de fonte limpa e renovável.
Devido ao estímulo do projeto para a conscientização e educação ambiental, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.
Hoje, presente em cinco estados brasileiros, o objetivo do programa é estar presente em todas as regiões do país, levando cada vez mais próximo do consumidor uma alternativa sustentável para descarte de óleo vegetal residual.
Para estabelecer as parcerias necessárias para o funcionamento da iniciativa, a empresa realiza apresentações, oferecendo o trabalho conjunto a redes varejistas e atacadistas, shopping centers, padarias, restaurantes, órgãos públicos, entre outros.
Paralelamente a corporação busca parceiros que possam realizar a coleta e processamento do óleo. Essas empresas são homologadas juridicamente, tendo seus documentos e licenças analisadas e são submetidas a visitas técnicas de equipes especializadas. Após aprovações, é firmada minuta de parceria, assegurando a participação da mesma no projeto.
Tais empresas são treinadas para atuar no escopo do Programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, bem como para operacionalização do sistema de gestão online, ferramenta fundamental para operação da iniciativa. No termo de parceria assinado entre as partes, fica formalizado as responsabilidades de cada um, inclusive as ações de conscientização e educação ambiental.
Empresa: Cargill Agrícola
Case: Ação Renove o Meio Ambiente
Responsável: Fernando Janizello
Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.