Supply Chain Management (SCM), ou, traduzindo do inglês, o conceito de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, basicamente, é engajamento de diversos participantes de um empreendimento em compartilhar procedimentos capazes de proporcionar benefícios nas áreas sociais, ambientais e financeiras. Assim sendo, esta atitude se adere aos princípios do termo “sustentabilidade”, que prima pelo desenvolvimento destes mesmos campos. Considerando tais objetivos, a Avon desenvolve, na cidade de São Paulo, um programa visando otimizar suas operações e minimizar os impactos que suas atividades causam à natureza.
Conduzida por Ricardo Rodrigues, gerente de Logística da empresa estadunidense na América Latina, a iniciativa chamada de “Projeto Out of The Box: Otimização da cadeia de Supply Chain”, passou a atuar sobre os processos que envolvem a movimentação de aproximadamente 700 pallets por ano no Brasil e mais 30 mil importados. Entre as principais medidas está o aprimoramento de logística, circulação e armazenagem de produtos.
No entanto, assim como o título já indica, os aperfeiçoamentos desenvolvidos pela Avon não ficaram restritos às instalações da corporação. Portanto, a organização tem repassado seus conhecimentos a todos os indivíduos envolvidos em seus negócios, seja produtor de matéria-prima, equipe de elaboração de fórmulas dos cosméticos ou consumidor final dos itens.
O alinhamento das técnicas relacionadas ao SCM amplia a capacidade lucrativa dos empreendimentos e pode até gerar mais campos de negócio, como treinamentos, prestação de serviço, etc. Além disso, o planejamento na área de transportes tem potencial para reduzir custos operacionais e emissão de Gases de Efeito Estufa, uma vez que a entrega de produtos, sejam por automóveis ou aeronaves, disseminam grandes quantidades de poluição na atmosfera.
A estocagem de materiais e movimentação de artigos também são pontos importantes, pois, respectivamente, são essenciais para que nenhum elemento da natureza seja contaminado ou para evitar o desperdício de recursos por conta do manuseio indevido.
Em 2013, pelo desenvolvimento deste projeto que impulsiona a evolução da sociedade, o Instituto Mais premiou a Avon com o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil, devido à criação e propagação de boas práticas no mercado.
Empresa: Avon
Case: “Projeto Out of The Box: Otimização da cadeia de Supply Chain”
Responsável: Ricardo Rodrigues, Gerente de Logística América Latina