Apesar de ser um meio de locomoção ecologicamente correto, a bicicleta também requer certos cuidados, como limpeza constante, o que demanda o uso de água, pois, ambientes urbanos ou rurais acumulam vários tipos de sujeiras. Para manter a conduta benéfica ao meio ambiente associada a este transporte, a empresa italiana Novatec criou uma estação de lavagem automática para bikes que promove a economia de recursos hídricos.
O equipamento chamado de QBike necessita de pouca manutenção e tem modo de utilização simples, isto é, basta prender o guidão e o selim nos ganchos dispostos no interior da máquina, fechar as portas, executar o pagamento e pressionar o botão “iniciar”. Vale ressaltar que o tempo no lavatório pode variar, dependendo da preferência do ciclista e do estado da bicicleta. Contudo, os preços para maiores períodos de lavagem são mais caros, visando o uso consciente de água.
Sem emitir poluentes, a máquina executa a limpeza com um detergente biodegradável e pode eliminar os resíduos em apenas alguns minutos. Como? Através de um sistema patenteado, chamado de “wiperjet”, são lançados jatos d’água que fazem a higienização das bikes. Entretanto, a secagem não é incluída ao processo e deve ser feita manualmente.
Além disso, a QBike é compatível com qualquer modelo de bicicleta e possui um painel de controle multilinguagem, disponibilizando opções e informações nos idiomas italiano, inglês e alemão, o que torna o serviço acessível para os diversos públicos.
No entanto, embora seja um mecanismo útil, o valor da estação de lavagem é de US$ 2 mil, ou seja, aproximadamente R$ 4.500. Considerando o preço elevado e a pluralidade linguística, o desenvolvimento da Novatec se apresenta como uma boa opção para hotéis, locais de empréstimo de bicicletas e lojas especializadas.
A meta da QBike é apoiar a economia de água e, assim, evitar que aquele velho hábito de demorar tempos lavando o veículo seja transmitido aos adeptos das bicicletas. Afinal, o meio de transporte que melhor promove a saúde humana e ambiental não pode ser prejudicial à conservação dos recursos naturais.
Confira no vídeo o funcionamento da QBike: