A sustentabilidade está em alta e é um dos assuntos mais discutidos atualmente. Nesta onda, empresas dos mais diversos segmentos fazem questão de se apresentar como sustentáveis para a sociedade. Mais do que um modismo, porém, ser uma empresa sustentável conta com uma série de importantes implicações.
Uma empresa verdadeiramente sustentável é, basicamente, aquela que consegue desenvolver-se sem provocar danos ambientais e sociais e, ainda, age de forma ética e transparente para com fornecedores e parceiros, além de contribuir para a sociedade em que está inserida.
Este conceito demonstra que, para ser sustentável, uma empresa precisa ir além de reciclar parte de seu lixo ou economizar água. É necessário alinhar os planos futuros do empreendimento e planejar o seu crescimento de forma ética e construtiva para a própria empresa, seus funcionários, colaboradores e também para o planeta.
Compreender e colocar em prática todas essas premissas exige tempo e mão de obra qualificada, além da geração de conhecimentos específicos. Mas iniciar no caminho de uma empresa sustentável, atualmente, é essencial para que o mercado e também os clientes confiem em um empreendimento.
Ser uma empresa sustentável está longe de perder espaço para concorrentes, deixar de inovar ou de utilizar modernas ferramentas de gestão. Ser sustentável é, justamente, acionar todo o conhecimento do empreendimento a partir de uma visão mais ampla, pautada pela ética e pelo respeito ambiental, promovendo melhorias que ajudam no fortalecimento da própria empresa e de todos os que se relacionam com ela.
Não por acaso, grandes corporações e instituições financeiras do Brasil e do mundo já se assumiram como empresas sustentáveis. Muito mais do que um modismo, este é um posicionamento que veio para ficar e que, nas próximas décadas, deverá ser crucial para os rumos da preservação e do desenvolvimento social em todas as regiões.