Consumismo
Foto: portalbaixio

Iniciada em 2011, a parceria entre o sistema Fecomercio Minas e da Câmara Municipal de Belo Horizonte com o Sesc (Serviço Social do Comércio) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) tem proporcionado avanços no setor educativo e difusão de conhecimento sobre sustentabilidade financeira. A primeira ação desta aliança foi uma pesquisa, entre jovens de 16 a 23, cujo resultado mostrou que 55% dos entrevistados admitiam comprar por impulso, 11% gastavam pensando no próximo salário e 15% não poupavam nada do dinheiro que obtinham.

A partir deste cenário pessimista apresentado pelos dados conseguidos através do estudo, as entidades formularam uma cartilha contendo informações sobre economia. Entretanto, devido a pouca idade dos participantes do levantamento, foi considerado que grande parte dos indivíduos não teria interesse pelo tema mesmo com a distribuição gratuita do material. Por isso, foi criado um espetáculo teatral para abordar o assunto, visando retratar situações com as quais o público pudesse se identificar.

Além disso, ao final de cada show, são realizadas palestras e questionários sobre o tema tratado são entregues à plateia, procurando incrementar o aprendizado dos jovens. “Eles começam a entender o que é saúde financeira e que têm de se preocupar com isso desde cedo. Esses jovens também levam o assunto para a família e para os amigos, são multiplicadores”, diz Maria Elizabeth Junqueira, analista sênior de projetos do Senac.

As atividades em prol de uma economia sustentável fazem parte da ação “Crédito consciente para jovens”, que teve mais de 2 mil participantes e permitiu que o sistema Fecomercio Minas e a Câmara Municipal de Belo Horizonte chegasse ao posto de finalista do 3º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, na categoria de Entidade.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Fecomercio Minas e Câmara Municipal de Belo Horizonte

Ação: Crédito consciente para jovens