Problema infelizmente ainda comum ao redor do mundo, a poluição de rios, lagos e canais precisa ser contida para que ecossistemas sobrevivam e para que a qualidade de vida aumente, tanto de pequenas comunidades como em grandes cidades. Em São Paulo, por exemplo, temos dois exemplos de rios poluídos que atravessam a cidade e que estão distantes ainda de políticas eficazes para acabar de vez com a poluição. Todavia, este mau exemplo não é uma exclusividade brasileira.
Nos Estados Unidos, mais precisamente na megalópole Nova York, a poluição também é um problema grave e que aos poucos começa a ser combatida. No canal Gowanus, que recebe centenas de embarcações diariamente e que é conhecido como uma das vias mais poluídas dos EUA, foi lançado o projeto GrowOnUs. Já ouviu falar? É um jardim flutuante com mais de 30 tipos de plantas que navega pelo canal com o objetivo de purificar as águas dali.
Todas as plantas ficam em estrutura construída com materiais ecologicamente corretos e funcionam como esponjas que purificam e ainda têm a capacidade de dessalinizar a água, reduzindo as substâncias que provocam a poluição no Gowanus. A novidade leva a assinatura de uma empresa nova-iorquina especializada em design sustentável, a Balmori Associates. Segundo representantes da empresa, a ideia é justamente promover a iniciativa e popularizar os jardins flutuantes como meio para despoluir canais, rios e lagos.