Conheça os prós e contras e tome uma decisão consciente!
Algodão ou polipropileno (um tipo de plástico feito do petróleo), economia de custos ou conveniência, lavanderia ou aterro sanitário: para os pais, escolher entre usar fraldas de pano ou descartáveis pode parecer uma grande decisão. Como você sabe que tipo de fralda funcionará melhor para seu bebê – e de quebra, para o meio ambiente?
Confira os prós e contras de cada uma delas e tome a sua decisão de maneira consciente!
Fraldas de Pano: ecológicas
Existem diferentes tipos de fraldas de pano disponíveis no mercado hoje – desde aquelas com forros e inserções removíveis, até o modelo all-in-one (tudo em um) que é uma fralda que possui os absorventes fixos (costurados) à capa que funcionam como as descartáveis – mas que não é necessário jogá-las fora.
– Prós:
– Ambientalmente amigável: fraldas de pano reutilizáveis geram menos resíduos para o meio ambiente. Os forros são os únicos que são descartados e, em alguns casos, também podem ser lavados.
– Custo-benefício: embora o custo inicial seja alto, compensa a longo prazo.
Sem corantes ou géis: menos irritável para a pele do bebê.
– Transição para o penico mais fácil: por ser menos absorvente do que as fraldas descartáveis, as crianças geralmente começam a usar o penico mais cedo.
– Reutilizável para o próximo bebê: mais economia a longo prazo, porque pode ser passado para o próximo bebê ou doado para outras famílias.
– Contras:
– Aumento da quantidade de lavagem: a quantidade de lavagem aumenta talvez 2 a 3 vezes mais, mas depende de quantas fraldas você investe inicialmente. Isso também aumenta o consumo de água e eletricidade.
– O bebê precisa ser trocado com frequência: como as fraldas de pano são menos absorventes, elas precisam ser trocadas com mais frequência.
– Inconveniente fora de casa: caso tenha que trocar seu bebê fora de casa, pode ser preciso carregar um saco de fraldas sujas até chegar em casa, o que pode não ser muito agradável.
Fraldas Descartáveis: práticas
As fraldas descartáveis em geral são geralmente as mesmas. Existem dois tipos: fita e pull-up (que são aquelas que vestem como calcinha ou cueca). Recém-nascidos e bebês geralmente usam fraldas de fita adesiva e crianças pequenas geralmente usam as fraldas de pull-up.
– Prós
– Muito conveniente: fácil de colocar, fácil de remover e descartar. Bom para usar em casa ou na rua.
– Absorvente: a chave das fraldas descartáveis é que elas são altamente absorventes por causa dos géis, portanto, há menos probabilidade de ocorrer “acidentes”, como o vazamento do xixi.
– O custo é distribuído: você não precisa desembolsar uma grande quantia adiantada. Você pode comprar conforme a necessidade do seu bebê.
– Contras
– Não é ecologicamente correta: imagine usar 7 fraldas por dia, por pelo menos 720 dias (2 anos), esses números são levando em consideração apenas uma criança. Essa é uma grande quantidade de resíduos que vão para o aterro ou incinerador.
– Irritação da pele: nem todos os bebês aceitam facilmente a fralda descartável – podendo deixar a área sensível e irritada.
– Assaduras: por serem tão absorventes, há uma tendência do bebê ficar “sentado” na fralda molhada por muito tempo. Isso pode causar assaduras na criança, mesmo que tenha usado pomadas.
Mas, e para o meio ambiente?
Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, uma fralda descartável leva, em média, 600 anos para se decompor na natureza. Além disso, o destino dos descartáveis são os aterros sanitários. Soma-se a isso o fato de que para a fabricação das fraldas descartáveis há a utilização de recursos como petróleo, árvores e água.
Por esses motivos, as fraldas de pano voltaram a ser utilizadas nos últimos anos como alternativa para famílias conscientes com o impacto que as fraldas descartáveis causam ao meio ambiente.
A verdade é que tanto as fraldas de pano quanto as descartáveis afetam o meio ambiente. Fraldas de pano tendem a ser feitas de algodão, que usa mais água para produzir. Eles também consomem mais água e produzem mais resíduos de origem hídrica. As fraldas descartáveis para bebês, por sua vez, respondem por milhões de toneladas de lixo por ano e não se decompõem (já que muito pouco se decompõe em aterro, biodegradável ou não).
Você pode ficar com qualquer um dos dois tipos de fraldas que funcione melhor com seu estilo de vida ou pode alternar – uma fralda de pano, quando estiver em casa e fraldas descartáveis quando estiver fora de casa. É uma forma de equilibrar os impactos no meio ambiente e garantir o melhor para o seu bebê.
***
Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade! Conteúdos novos todos os dias!
Fontes: Dicas de Mulher | NY Times | What To Expect | Honey Picks